A Vostu, empresa brasileira desenvolvedora de jogos para redes sociais e plataformas móveis, se aproxima da marca de 5 milhões de downloads de seus títulos em smartphones com os sistemas Android e iOS. A companhia tem atualmente cinco games disponíveis para dispositivos móveis: RiddlePic (Android e iOS), Shaking Vegas (Android e iOS), Elemental (Android), Candy Dash (Android) e Meow! (Android). Os três últimos ganharão versões para iOS nos próximos meses. Outros cinco jogos móveis serão lançados no começo de 2013. O título de maior sucesso até agora é o Elemental, que acumula mais de 1,5 milhão de downloads.
"Realizamos uma pesquisa com nossos usuários e percebemos que eles querem jogar em várias plataformas. Por isso, nós queremos estar presentes e oferecer entretenimento tanto na web como em mobile", relata Matt Garlick, vice-presidente de mobile da Vostu, em entrevista por email para MOBILE TIME. No momento, a companhia possui aproximadamente 10 milhões de usuários ativos de seus jogos em redes sociais. A meta é alcançar esse mesmo número em dispositivos móveis dentro de um ano, informa o executivo.
A monetização da Vostu em mobilidade se dá de três formas: publicidade, download pago e vendas in-app (dentro dos jogos). Os títulos gratuitos incluem publicidade. Quem quiser evitá-la, pode adquirir a versão paga. E em ambos os casos há venda de créditos in-app ou de "facilitadores", como vidas extras e energia.
O foco principal da Vostu por enquanto é o mercado brasileiro. Mas a empresa já se prepara para uma expansão futura pelas Américas, diz Garlick. "Todos os jogos estão sendo lançados com versões em português, espanhol e inglês. Além disso, estamos fazendo algumas ações menores e testes de mercado", explica.