A European High Performance Computing Joint Undertaking (Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho, na tradução para o português) selecionou sete países para serem sedes de fábricas de inteligência artificial. O investimento inicial será de 1,5 bilhão de euros, combinando investimento de cada país com da União Europeia por meio do Programa Europa Digital para infraestrutura de IA e do programa Horizonte Europa para serviços de Fábricas de IA.
As fábricas serão localizadas em centros de pesquisa e tecnologia. São eles:
- Barcelona, Espanha: BSC AIF, no Centro de Supercomputação de Barcelona
- Bolonha, Itália: IT4LIA, no CINECA – Tecnopolo de Bolonha
- Kajaani, Finlândia: LUMI AIF, no CSC
- Bissen, Luxemburgo: Meluxina-AI, no LuxProvide
- Linköping, Suécia: MIMER, na Universidade de Linköping
- Stuttgart, Alemanha: HammerHAI, na Universidade de Stuttgart
- Atenas, Grécia: Pharos, no GRNET
Essas sete fábricas de IA envolvem 15 Estados-Membros e dois Estados participantes da EuroHPC: Portugal, Romênia e Turquia se uniram ao BSC AIF; Áustria e Eslovênia ao IT4LIA; e Tchéquia, Dinamarca, Estônia, Noruega e Polônia ao LUMI AIF.
Alemanha, Finlândia, Itália, Luxemburgo e Suécia implantarão supercomputadores novos otimizados para inteligência artificial.
Na Espanha, a fábrica de IA será resultado da atualização do sistema EuroHPC já existente, MareNostrum.
Na Grécia, será estabelecida e operada uma fábrica de IA associada ao supercomputador Daedalus, atualmente em implantação.
As fábricas mais do que dobrarão a capacidade de computação da EuroHPC. Sua implantação está prevista para 2025-26.
As estruturas montadas na União Europeia poderão ser usadas por pesquisadores, indústrias e startups para desenvolverem seus sistemas de IA, como modelos de linguagem de grande escala ou modelos de inteligência artificial especializados em setores ou domínios específicos.
A iniciativa prevê que sejam criados ecossistemas no entorno dessas fábricas e que elas sejam conectadas a universidades, centros de computação, indústrias e setor financeiro.