Uma plataforma de pagamentos da Noruega se tornou a primeira a utilizar o ecossistema da Apple para pagamentos por aproximação com sua carteira, a Vipps. Com isso, os usuários de dispositivos de iPhone, Apple Watch e iPad no país nórdico já podem escolher como pagar seus serviços e produtos: com Apple Pay ou Vipps MobilePay.
A solução foi construída em parceria com a adquirente Adyen e a BankAxept, o sistema de pagamentos eletrônicos nacional dos bancos da Noruega. Os primeiros clientes a terem acesso à solução são SpareBank, DNB (controlador da Vipps) e outras quarenta instituições.
Por enquanto, os clientes com cartões BankAxept são os únicos liberados para pagamentos com a Vipps MobilePay no ecossistema Apple. Até o segundo trimestre de 2025, a expectativa é que a solução seja liberada para consumidores com tarjetas Visa e Mastercard.
Um adendo interessante da solução de pagamento é que a Vipps criou um modo rápido de pagamento. Basta o consumidor apertar duas vezes o botão na lateral para liberar a carteira para pagamento, ou seja, sem a necessidade de abrir o app para pagamento.
O chefe da VippsPay MobilePay, Rune Garborg, enfatizou a abertura de mercado que a Europa forçou à Apple como algo que possibilitou a luta “de igual para igual” contra a Apple. Também explicou que o fato de serem os primeiros demonstra que podem competir contra grandes players internacionais e que possuem uma vantagem ante a acirrada disputa no mercado de pagamentos.
Vale lembrar, a Apple precisou se adaptar à regulação europeia dos Atos de Mercados Digitais e Serviços Digitais neste ano. Uma das principais mudanças para a companhia foi a abertura do seu ecossistema de pagamento para aplicativos externos, inclusive da solução de pagamentos por aproximação que até então era exclusiva do Apple Pay.
Além da Europa, a Apple também abriu o serviço para o Brasil.
Imagem principal: App mobile da Vipps em iPhone (divulgação)