O Banco do Brasil (Android, iOS) anunciou na última segunda-feira, 11, um conjunto de medidas que incluem cortes de pessoal e de despesas além de uma reestrutura organizacional. Entre as medias comunicadas pelo BB estão planos de demissão voluntária, cuja expectativa é obter a adesão de 5 mil funcionários, além do fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências e a criação de canais de atendimento especializado e o redirecionamento para seus canais digitais.

Segundo o BB, desde 2016 o volume de transações em guichês de caixas das agências bancárias reduziu 42%, e o uso do mobile praticamente dobrou no mesmo período e, atualmente, responde por 86% das transações, junto com o Internet banking. A ideia é que o BB continue reforçando as ações que estimulam o uso de canais digitais.

Entre esses meios, está o app do BB. Entre abril e dezembro, o aplicativo ganhou mais de 4,7 milhões de usuários e atualmente possui 19,4 milhões, com média diária de crescimento 273% maior do que no período anterior à pandemia do novo coronavírus.

Outro meio de atendimento que cresceu foi o WhastApp. De acordo com o BB, o número de atendimentos por dia no app de mensageria chega a quase 600 mil.

Fale.com e outras soluções

A ideia é que o BB faça mudanças no atendimento ao cliente. Uma delas é incluir usuários do banco em modelos de atendimento personalizados. A proposta é incluir 1,3 milhão de clientes nesse modelo. É o caso da ferramenta Fale.com, canal do modelo dos Escritórios Leves, nova forma de relacionamento do banco, criado para oferecer atendimento personalizado a clientes com maturidade digital, ou seja, aqueles que realizam as transações bancárias e de consumo preferencialmente nos canais digitais.

O BB abrirá 14 Escritórios Leves Digitais, que se somam aos de Bauru/SP e Recife/PE. Nessas duas cidades, o projeto piloto realizou o atendimento gerenciado a quase 200 mil clientes.

O BB criará ainda uma rede de unidades de atendimento. Chamada de Loja BB, ela é focada em atendimento para realização de negócios com clientes, com terminais recicladores e sem serviço de guichê de caixa. A implantação ocorrerá em 145 dependências.

Há ainda o investimento no atendimento especializado a 71 mil produtores rurais com o incremento de mais 276 gerentes de relacionamento para atendimento ao agronegócio. O banco está amplificando a atuação comercial em 243 municípios brasileiros para este fim.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!