A Samsung apresentou seu chipset para dispositivos móveis Exynos 2100 nesta terça-feira, 12. Com 5G, o processador de 5 nanômetros da fabricante chega ao mercado com o intuito de ser uma alternativa à MediaTek e à Qualcomm para levar conexão da quinta geração de redes celulares aos smartphones da gama mais alta de preço.
Durante o lançamento nesta terça-feira, 12, Olivia Kim, profissional sênior de marketing na Samsung afirmou que o mercado de handsets “precisa estar pronto” para o a quinta geração móvel com uma “vasta seleção de chipsets 5G”, em especial com a chegada da sua segunda fase comercial e avanço para frequências em ondas milimétricas (mmW).
De acordo com Kim, o chipset 5G funciona em frequências sub 6 GHz e ondas milimétricas. A velocidade de downlink em mmW é de 7,35 Gbps e 5,1 Gbps abaixo de 6 GHz.
Em sua composição, o Exynos 2100 possui: CPU octa-core ARM Cortex de 2,9 GHz; GPU Mali G-78; três unidades de processamento natural (NPUs) que realizam 26 trilhões de operações por segundo (Tops); suporte para processador de imagem (ISP) de 200 MP; reprodução de imagens em 8K e 60 quadros por segundos (FPS) e gravação em 4K em 120 FPS.
A Samsung informou que o chipset está atualmente em produção.
No Brasil, a sul-coreana apresentou dois handsets da faixa intermediária de preços, o Galaxy A12 e Galaxy A02s.