A Oi lançou uma solução de gestão de equipes de campo para o mercado corporativo. Ela consiste em um app Android para ser instalado nos smartphones dos profissionais que atuam na rua. O app envia uma série de informações, como localização e nível de bateria, para que as equipes em campo possam ser monitoradas remotamente por seus gestores nos escritórios, através de um painel web. A solução inclui um módulo de roteirização utilizando um sistema de mapas proprietário da Oi e que possui mais de 25 milhões de pontos de interesse cadastrados.
Atualmente, 50 vendedores da própria Oi estão realizando um teste piloto com a solução. A ideia é oferecê-la para empresas de quaisquer verticais que tenham força de vendas ou técnicos de campo. A implementação é feita em menos de 24 horas. Basta enviar um link para download e instalação do app para os smartphones dos colaboradores.
A solução foi desenvolvida em parceria com a Fieldcorp e leva a marca da Oi, que é a responsável pela operação, pelo suporte e pelas vendas. A comercialização segue o modelo de software como serviço e é feita junto a clientes corporativos de quaisquer operadoras, não apenas aqueles com linhas móveis da Oi.
"A Oi é hoje uma empresa não só de telecom, mas de TIC. Somos um player de cloud. E o app faz parte da nossa oferta de TI, cuja receita vem crescendo 20% ano a ano", explica o diretor de negócios de TI e sistemas de informação para o mercado da B2B da Oi, Luiz Faray.
O próximo lançamento no segmento de aplicações de mobilidade corporativa da Oi será uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), adianta o executivo, sem poder revelar maiores detalhes.