| Publicada originalmente no Teletime | A Claro apresentou na noite desta terça-feira, 11, resultados financeiros do último trimestre de 2024 e do acumulado do ano. Durante o período de doze meses, a empresa somou receita líquida total de R$ 48,9 bilhões, em alta de 6,9% impulsionada sobretudo pelo segmento móvel.

Se avaliado apenas o quarto trimestre, a receita líquida apurada pelo grupo ficou em R$ 12,6 bilhões. Neste caso, houve um crescimento de 7,5% na comparação contra o mesmo período do ano anterior.

A operadora também divulgou seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). No acumulado do foram R$ 21,7 bilhões, em crescimento de 10,6% que levou a margem Ebitda para 44,5% (crescimento de 1,5 ponto).

Já no trimestre final de 2024 foram R$ 5,6 bilhões de Ebitda, ou salto de 8,2%. A margem no período foi de 44,7%.

Móvel cresce quase 10%

A receita móvel da Claro somou R$ 26 bilhões em 2024, em um crescimento de 9,4%. Somente no quarto trimestre, foram R$ 6,7 bilhões apurados (+10,1%).

Segundo a tele, o impulso foi gerado por uma “conjunção de fatores”, incluindo liderança na portabilidade, aumento da base de pós-pago e incremento da receita média por usuário (ARPU), entre outros.

A Claro encerrou 2024 com um total de 87,1 milhões de clientes móveis, sendo 53,9 milhões de linhas pós-pagas. Este universo aumentou em 2,4 milhões e o pós já responde por 61,8% da base móvel da Claro.

Outro destaque do balanço foi a venda de aparelhos: foram R$ 2,5 bilhões com a linha de negócio no ano passado, crescimento de 18,7%.

Serviço fixo

No caso dos serviços fixos e “outros”, a Claro apurou R$ 20,3 bilhões no ano passado, avanço de 2,7%. No último trimestre sozinho os números apontam R$ 5,1 bilhões, ou incremento de 2,9%.

No balanço, a operadora destacou o crescimento de 7,4% em banda larga fixa residencial. Os números não foram detalhados, mas são resultado do aumento da base de assinantes e também do aumento do ARPU. Considerando todas as tecnologias, a Claro está presente em 512 municípios e tem 41,6 milhões de homes passed (HPs).

“A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 9,1% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita”, lembrou a operadora do grupo América Móvil.

“Destaca-se também a melhoria contínua de performance no segmento B2B”, completou a empresa. Segundo a Claro, cloud, telefonia pós-paga, omnicanalidade, segurança e M2M/IoT têm sido os pilares da oferta da Embratel, unidade do grupo para o mercado corporativo.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!