A chegada do Pix automático, prevista para junho deste ano, vai mexer profundamente com o departamento financeiro das empresas, especialmente aquelas com cobranças recorrentes, como concessionárias de serviços públicos. Muitas delas trabalham hoje com sistemas legados de billing que oferecem débito automático em conta (ou DDA, débito direto autorizado), mediante convênios bancários. Para ajudá-las a oferecer o Pix automático aproveitando seus sistemas legados de faturamento, a Multicom.net, empresa especializada em pagamentos, desenvolveu uma plataforma chamada DDP (Débito Digital Programado).
“Nós aproveitamos os sistemas legados. Nossa proposta é que o cliente não precise mexer em nada inicialmente. Garantimos rapidez na ativação do Pix automático, sem custo de implantação da infraestrutura de alta disponibilidade exigida por sistemas síncronos”, explica José Tadeu Bijos, CEO da Multicom.net, em conversa com Mobile Time.
O segredo da Multicom.net está na sua experiência de décadas na oferta de soluções de débito automático usando o protocolo EDI para transferência de dados eletrônicos com os bancos. Os sistemas legados das grandes empresas operam com EDI para débito automático e a plataforma da Multicom.net inclui uma API que utiliza esse protocolo para realizar o Pix automático.
De acordo com o executivo, em três meses é possível deixar tudo pronto para a oferta de Pix automático. “Eliminamos os altos custos de integração e o prazo dilatado de adaptação dos sistemas legados”, afirma o executivo.
O modelo de negócios será o de vender a plataforma como um serviço, com cobrança de acordo com o volume de transações.
A estrutura fica hospedada na nuvem. A solução já está em processo de homologação no Itaú e na Claro.
Pix automático com foco em telecom e energia
A Multicom.net mira principalmente nos setores de telecom e energia, porque passaram por um complexo processo de consolidação nas últimas décadas e enfrentam até hoje a dificuldade de integrar diferentes sistemas de billing.
“Queremos focar nas teles e nas empresas de energia que tenham crescido fazendo aquisições, pois convivem com um gigantesco problema de integração (de sistemas de billing)”, comenta.
No ano passado, a Multicom.net processou mais de 2 bilhões de transações que movimentaram R$ 1,4 bilhão. A Claro é uma das suas clientes.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com inteligência artificial