A Optiva desenvolveu um sistema de suporte a negócios (BSS, na sigla em inglês) para o setor de telecomunicações com um agente autônomo de inteligência artificial construído com modelos do Google Gemini. É o que o mercado vem chamando de “agentic AI”, um agente de IA generativa com algum grau de autonomia para realizar ações.

No caso do BSS da Optiva, foram criados três diferentes agentes de IA. No atendimento ao cliente, uma agente batizada como Amica automatiza a solução para requisições dos consumidores, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação do cliente.

O segundo agente se chama Kairos e é dedicado a aumentar a eficiência operacional, diminuindo a necessidade de ajustes manuais para resolver determinados problemas técnicos.

O terceiro, chamado Sophos, é voltado para vendas e consegue realizar conversas hiperpersonalizadas para a oferta de novos planos, aumentando o tíquete médio e a fidelidade dos clientes.

De acordo com a Optiva, teles no Oriente Médio e nas Américas já estão usando seu BSS com agentes autônomos de IA.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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