Tokenização, Click to Pay, novo crediário e débito online serão os principais projetos de expansão de negócios da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) nos próximos três anos. O conjunto de iniciativas pretende padronizar, reduzir custos e aumentar a segurança, conta o presidente da associação, Giancarlo Greco, durante o CMEP 2024, realizado em São Paulo nesta terça-feira, 12.
As propostas apresentadas pela Abecs serão desenvolvidas entre 2024 e 2026. São elas:
- a implantação do crediário em todas as soluções de cartão presente e também no e-commerce;
- a expansão da padronização e certificação de empresas para prestação de serviços de fiscalização e eventual auditoria sobre produtos e processos da indústria;
- o mapeamento dos riscos e dos modelos de gestão de risco existentes, buscando unificar e padronizar uma base comum, reduzindo riscos e custos para toda a indústria;
- a estruturação de serviço de gestão de fraudes para toda a indústria.
Apesar de não dar muitos detalhes sobre o projeto de expansão, Greco enfatizou a solução do novo crediário como um tema importante que será central na agenda da associação neste e nos próximos anos. “A melhor forma de reduzir custos para o portador com produtos na ponta é a oferta de mais outros produtos. E o crediário vem como uma excelente opção. Acredito que agora conseguimos alinhar dentro da Abecs para que a implementação do novo crediário seja muito mais ampla do que foi no passado, com muito mais transparência do consumidor e para o lojista”, comenta.
Ele aponta que o plano triênio vai ajudar bastante nos recursos mencionados, visto que tem o intuito de reduzir o custo tanto para o portador como também para o estabelecimento comercial. Além disso, outro ponto ressaltado foi o transporte urbano, em que o presidente da Abecs já repara a expansão na possibilidade de utilização de meios de pagamento eletrônico por todas as frentes de uma forma geral.
“Esse é um exemplo de algumas experiências tecnológicas que foram mais desenvolvidas e amplamente implementadas nos últimos anos e que possibilitam uma experiência ainda melhor para o usuário”, afirma. Por isso, “vejo a indústria com muito otimismo, porque o que surge só nos ajuda a expandir ainda mais a forma de utilização dos nossos produtos e serviços”, finaliza.