A Microsoft confirmou nesta segunda-feira, 12, a compra da Nuance Communications em um acordo equivalente a US$ 19,7 bilhões ou US$ 56 por ação – 23% acima do valor da ação premium da empresa na última sexta-feira, 12. A aquisição faz parte da estratégia da criadora do Azure em avançar na oferta de serviços de cloud, em especial na área de saúde digital.
Atualmente, a Nuance tem um robusto conhecimento em plataformas conversacionais por voz e de validação de identidade por voz, como: o Interactive Voice Response (IVR), em interação de voz com confirmação biométrica; e Dragon Ambient eXperience, Dragon Medical One e PowerScribe One, em saúde.
A transação deve ocorrer até o final deste ano, após aprovações regulatórias. O impacto nas receitas da Microsoft com a aquisição deve ser menor que 1%, “minimamente diluidor” segundo a nota que confirmou a operação.
Com a compra concluída, Mark Benjamin seguirá como CEO da Nuance, mas responderá ao vice-presidente executivo de inteligência artificial e nuvem da compradora, Scott Guthrie. Ou seja, a Nuance será integrada à unidade de Intelligent Cloud da Microsoft.
Nuance no Brasil
No Brasil, um caso de sucesso da Nuance é com a oferta de motor biométrico para a Vivo. Durante o Mobi-ID, evento organizado pelo Mobile Time de forma virtual no final de 2020, Marcelo Ribeiro Gomes, diretor regional de vendas da Nuance, comentou sobre o aumento de uso da biometria de voz por parte de seus clientes.