Jogar diariamente no smartphone é um hábito para 63% dos brasileiros entrevistados na pesquisa sobre mobile games feita pela Justmob – unidade de negócios especializada em mobile marketing da Cisneros Interactive – em parceria com a On Device Research.
Jogar várias vezes por semana faz parte da rotina de 25% dos brasileiros. A pesquisa também mostrou que 73% jogam no celular.
A pesquisa da Justmob foi realizada ao longo de janeiro no Brasil e em mais cinco países da América Latina.
O consumo de games cresce a cada ano, mas, com a pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a jogar ainda mais. A pesquisa aponta que 78% dos brasileiros passaram mais tempo jogando durante a pandemia. E, desse número, três em cada cinco (65%) pessoas pretendem continuar jogando o mesmo tanto no pós-pandemia.
Sobre quantidade de jogos instalados em seus smartphones, três em cada quatro pessoas ouvidas têm de um a seis jogos no celular. E os downloads são feitos semanalmente para 50% dos entrevistados. Candy Crush é o jogo mais jogado, junto com o PUBG.
Os brasileiros se sentem felizes (91%) enquanto jogam e 88% consideram os jogos mobile como uma forma de socializar. Além disso, segundo a Justmob, eles não só jogam: mais da metade também compra dentro do aplicativo enquanto estão jogando, sendo que essa atividade aumenta para os usuários entre 25 e 34 anos (64%). Somado a isso, para ganhar vidas extras ou conteúdos de jogo, 59% gastam dinheiro dentro dos aplicativos, principalmente pessoas de 25 a 34 anos (68%), que são as mais propensas a realizar esse tipo de compra.
E, para conseguir vidas extras ou conteúdo no jogo, 92% dos entrevistados brasileiros dizem assistir a anúncios em vídeos.