Existem hoje, em Madri, mais de 30 aplicativos móveis para diversas plataformas conectados aos sistemas da Empresa Municipal de Transportes (EMT) da capital espanhola, que lhes fornece diversos dados sobre a operação dos ônibus, como suas rotas e seu deslocamento em tempo real. A própria empresa possui um app oficial que soma hoje mais de 8,5 milhões de acessos por mês, via smartphones e tablets em plataformas como Android, iOS, Windows Phone, Symbian e Java. O tráfego através de dispositivos móveis representam 85% do total e os servidores da empresa chegam a registrar picos de 40 acessos por segundo. O case foi apresentado por Sergio Fernandez, diretor de consultoria e novos negócios da EMT, durante o evento Rio Wireless, nesta segunda-feira, 12, no Rio de Janeiro.

"Inicialmente nossa direção achava que abrir nossos dados seria como abrir a empresa para os competidores. Na verdade, serviu para atrairmos novos aliados para o transporte público", relata Fernandez. "Para ser honesto, eu mesmo não uso o app oficial da EMT, pois tem muitas informações. Prefiro um outro aplicativo de um parceiro", acrescentou. Os aplicativos que coletam dados dos sistemas da EMT são testados pela empresa municipal de transportes e incluem o selo "Powered by EMT", para mostrar que foram aprovados. Um dos 30 aplicativos é o israelense Moovit, também presente no Brasil.

A EMT gerencia 213 linhas e 10 mil paradas de ônibus, pelas quais circulam mais de 2 mil veículos, que transportam 405 milhões de passageiros por ano. Todos os ônibus contam com câmeras conectadas, que transmitem imagens por streaming, e serviço de Wi-Fi gratuito, que hoje provê Internet para 500 mil passageiros diariamente. Todos os veículos trazem tags NFC e QR codes para acesso a informações úteis sobre a capital espanhola.

Realidade aumentada

Em sua versão para iOS, o app oficial da EMT conta com um recurso de realidade aumentada, que indica ao usuário onde fica o ponto de ônibus mais próximo, as linhas que passam por ele e o tempo de espera para o próximo veículo.