O conceito de “banco aberto” (ou “open bank”, em inglês) consiste na criação de APIs que permitem a terceiros se conectarem a sistemas da instituição financeira para a oferta de novos serviços digitais, o que pode ser um app ou um chatbot para pagamentos, investimentos ou transferências de valores, por exemplo. Trata-se de uma estratégia ainda incipiente entre os bancos tradicionais do mundo inteiro, mas que especialistas consideram que será um vantagem competitiva em um futuro próximo. Esta é a opinião de Julio Carvalho, diretor de pré-vendas da CA Technologies.
“Os indicadores para um banco mudaram. Os atrativos que um banco tinha antigamente não valem mais, os KPIs mudaram. Hoje o cliente está mais suscetível a ouvir propostas de empresas como Nubank, Amazon etc do que do seu próprio banco. Mais de 70% da geração Y está mais suscetível a ouvir propostas de empresas digitais do que de seu banco”, comenta Carvalho. E acrescenta: “O cliente atual não tem fidelidade a um banco, ele é fiel à experiencia. O banco que estiver pronto com open bank vai ter vantagem e o que não estiver será visto como desatualizado”.
Diversos serviços financeiros digitais inovadores vão depender da conexão aos sistemas bancários atuais. Um exemplo é o pagamento através do WhatsApp, que já está funcionando na Índia, integrado a diversos bancos locais. A abertura de APIs facilita essa integração e o rápido lançamento de novos serviços como esse.
CA Digital Banking
A CA Technologies apresenta esta semana na Ciab uma plataforma chamada CA Digital Baking que agrega uma série de módulos para apoiar os bancos nessa transformação digital. No centro dessa plataforma está um gateway de gestão de APIs, que permite justamente a conexão de sistemas legados a novos serviços digitais. “Nosso gestor de APIs é bastante flexível e fala com inúmeros protocolos. Podemos botar para conversar sistemas com 10 ou mesmo 20 anos de diferença de idade”, diz o executivo. “A CA Digital Banking é uma plataforma que reune soluções que ja são reconhecidas da CA agora somadas a casos de uso para empresas que fazem operações financeiras e que queiram extrair valor do que ja têm dentro de casa para levar a canais mais modernos, como apps e chatbots”, resume. O Banco Original é um dos clientes do gestor de APIs da CA no Brasil.