Na madrugada desta quarta-feira, 12, o Telegram informou ter sofrido um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS). Em seu Twitter, a empresa escreveu: “Ainda estamos passando por um poderoso ataque DDoS. Usuários do Telegram nos Estados Unidos e de outros países podem ter problemas de conexão”.

Em outros tuítes, o Telegram explicou o que estava acontecendo: “Um DDoS é um ataque de negação de serviço distribuído: seus servidores recebem GADZILLIONS de solicitações de lixo que os impedem de processar solicitações legítimas. Imagine que um exército de lemmings acabou de pular a fila no McDonald’s na frente de você – e cada um está pedindo um whooper (sanduíche do Burger King)”.

E continuou em outro tuíte: “O servidor está ocupado, tentando explicar aos lemmings que eles vieram para o lugar errado – mas há tantos deles que o servidor nem sequer vê você para tentar fazer o seu pedido.”

“Para gerar essas solicitações de lixo, os bandidos usam ‘botnets’ feitos de computadores de usuários desavisados que foram infectados com malware em algum momento no passado. Isso faz um DDoS semelhante ao apocalipse zumbi: um dos lemmings falsos pode ser seu avô.”

Usuários do site Downdetector comunicaram que não conseguiam usar o aplicativo de mensageria. Pessoas do Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Itália, entre outros países reportaram que estavam desconectados

O Telegram já voltou ao normal. Pouco antes de informar sobre o fim do ataque, a empresa explicou: “Há um lado positivo, todos esses lemmings estão lá apenas para sobrecarregar os servidores com trabalho extra – eles não podem tirar seu BigMac e Coca-Cola. Seus dados estão seguros”.

 

 

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