O RecargaPay (Android, iOS) atingiu a marca de 1,5 milhão de usuários recorrentes em 2019. A carteira virtual tem hoje a recarga de celular como serviço mais usado na plataforma, seguida pelo pagamento de contas e pela recarga de transporte público em nove cidades (número que será expandido em breve).
“Ainda este ano, lançamos mais serviços para reforçar nosso ecossistema de pagamentos por celular: empréstimo, novos vales-presentes, como o Spotify, Zona Azul Digital, mais cidades para o cartão de transporte e a abertura para todos os boletos. Tudo isso tem reforçado a recorrência na plataforma e nosso objetivo é oferecer cada vez mais serviços pelo aplicativo para simplificar a vida dos consumidores”, relata Renato Camargo, CMO da fintech.
Além dos serviços tradicionais de uma carteira mobile, a companhia começa a abrir caminho em novos segmentos. Um deles são os microempréstimos ou empréstimos instantâneos. O RecargaPay passou a oferecer no final de maio uma opção de empréstimo para a pessoa física com até R$ 300 para ficar dentro da carteira, como disse o executivo, em conversa por e-mail com Mobile Time.
“O objetivo é ser um aliado do cliente e oferecer crédito extra para emergências quando ele não tiver saldo. O valor entra na carteira digital e pode ser utilizado dentro da plataforma RecargaPay, que permite pagamentos de recarga de celular, recarga de cartões de transporte, pagamento de contas e vales-presentes (Google Play créditos para League of Legends, Minecraft, Level Up, Spotify, X-Box e X-Box Live Gold)”, explica. “O cliente tem até 15 dias para pagar. As taxas de serviço variam conforme o perfil do cliente e seu tempo de relacionamento com a RecargaPay”, complementa.
Sobre inadimplência nesta nova solução, Camargo afirma que usa um sistema antifraude para deixar a taxa bem baixa e gerenciável. Ele acredita que o potencial de crescimento do empréstimo rápido é muito grande, se comparar a taxa do app com aquela praticada por bancos tradicionais. O empréstimo da RecargaPay é concedido em parceria com uma instituição parceira cujo nome o executivo não pode revelar.
Como parte dessa estratégia, a RecargaPay contratou recentemente Fabio Shibuya, um economista que assumiu como vice-presidente de crédito e cobrança. Segundo o CMO, a missão do VP será “continuar a desenvolver um serviço baseado nas necessidades dos clientes” e reforçar um dos pilares da empresa: a segurança nas transações, essencial para manter a alta confiabilidade dos clientes com relação à RecargaPay.
Em relação às próximas etapas do negócio da carteira, Renato Camargo explica que pretende adotar mais soluções com foco em consumo recorrente: “Conforme mencionado, estamos trabalhando com grande foco em inaugurar o cartão de transporte para mais cidades, com o prazo variando de cidade para cidade, mas estamos com grandes esforços nessa área. Ainda queremos lançar mais serviços de pagamentos recorrentes que façam sentido para nossos usuários. Temos muitas novidades engatilhadas para este ano”.