| Publicada originalmente no Teletime | A Claro reportou na noite desta terça-feira, 12, os resultados da operação no Brasil ao longo do segundo trimestre de 2022. No período, a receita total líquida da empresa alcançou R$ 10,55 bilhões (alta de 7,6% em um ano).

Os números foram beneficiados pela integração de ativos móveis da Oi a partir de maio (a compra de fatia da empresa foi fechada em abril). Sem eles, a receita total da Claro seria de R$ 10,3 bilhões, apontou a operadora.

No segmento móvel, o cenário refletiu em alta de 20,5% na receita, para R$ 5,14 bilhões contra R$ 4,27 bilhões no mesmo período de 2021 (indicando ritmo forte mesmo se excluídos os ativos da Oi). Na comparação entre semestres, a alta de faturamento no segmento móvel é de 15,8%.

Ao fim de junho, a empresa somava 85,7 milhões de clientes de telefonia celular. Os números incluem 12,8 milhões de acessos oriundos da Oi, sendo 8,1 milhões pré-pagos e 4,8 milhões, pós-pagos. Considerando a base herdada, a Claro adicionou 8,8 milhões de clientes pós nos últimos doze meses, afirmou a operadora.

Fixo

Por sua vez, no segmento fixo a receita da Claro caiu 2,5%, para R$ 4,99 bilhões. Em balanço, a operadora preferiu apontar progressos na operação de banda larga, que teve 4,3 mil adições líquidas positivas no segundo trimestre.

A Claro também chegou com fibra óptica em 24 cidades no segundo trimestre, construindo 489 mil HPs nas praças, além de expandir a rede em mais 11 cidades onde já atuava com HFC, realizando mais 148 mil HPs com fibra. A operadora reportou um total de 36,8 milhões de casas passadas, somando as tecnologias fibra e HFC.

Já no mercado corporativo, houve destaque para o crescimento de 39% na receita de serviços de soluções digitais, de 27% em M2M/IoT e 12% em mobilidade, dentre os serviços prestados pela Embratel.

Ebitda

Os números da Claro refletiram em Ebitda de R$ 4,36 bilhões no segundo trimestre (alta de 7,6%). Excluindo efeitos da integração de ativos da Oi, o indicador ficaria em R$ 4,2 bilhões.

Em termos de margem Ebitda, o patamar de 41,3% no segundo trimestre foi similar ao registrado no mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses de 2022, a margem ficou em 40,9%

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!