A Juganu firmou parceria com a Claro e a prefeitura de Pato Branco/PR para levar 5G com suas luminárias inteligentes para a cidade paranaense, que fica a 437 quilômetros de Curitiba. O CEO da companhia, Bruno Gemus, confirmou a operação durante o MPN Forum, evento organizado pelo Mobile Time nesta quarta-feira, 12.
Com base no edital do leilão do 5G e no IBGE, o município paranaense receberia o 5G apenas em 2028, pois tem 91 mil habitantes. Mas a instalação das luminárias com antenas de quinta geração embutidas atraíram a operadora para a cidade, como explicou Gemus.
“Hoje a infra de 5G não traz capacidade de retorno sobre o investimento fora do uso com o consumidor final. A nossa solução resolve o problema de ROI com aplicação no B2B, cobertura do 5G e expansão das antenas”, disse o executivo.
Cada luminária permite até duas operadoras, além de poder portar outros sensores que podem gerar receitas acessórias para as cidades, que, por sua vez, usam a CIP para custear os postes.
“5G ainda não é solução barata. Por isso a parceria público-privada é importante. A prefeitura investe um pedaço, a operadora investe outro. E isso se sustenta”, completou o representante da empresa israelense.
Além da Claro, uma outra operadora levará a nova tecnologia de redes celulares para a cidade. Mas Gemus não confirmou seu nome.