A caixa de correio inteligente do Correios chegou à marca das mil unidades espalhadas pelo Brasil nesta semana. O equipamento atende condomínios que não possuem portaria ou aqueles que têm no formato eletrônico. Com as instalações, a estatal tem solucionado um antigo problema: não encontrar o destinatário no local.

A solução consiste basicamente em um locker com diferentes tamanhos, que atende especificamente um condomínio. Ali, o carteiro acessa com uma chave eletrônica e deposita a mercadoria, especificando a unidade residencial à qual ela se destina. Neste momento, o morador recebe um aviso por mensagem de texto, em que consta uma chave de acesso para a retirada do objeto. Além da praticidade, a iniciativa funciona 24 horas em todos os dias da semana.

No país, São Paulo é o estado com maior número de caixas inteligentes, somando 441. Logo atrás, estão Santa Catarina (172), Rio Grande do Sul (119), Paraná (70) e Minas Gerais (40). O condomínio que tem interesse pelo produto deve acessar o site do Correios e consultar quais empresas podem fazer a instalação do equipamento. Com ele apto para funcionamento, um responsável do condomínio deve entrar em contato com a estatal para agendar a visita técnica e liberar o início das entregas.