Pesquisa feita pela PiniOn, plataforma de pesquisa de opinião de marcas, e pela empresa Hibou mostra que 81% dos entrevistados se consideram viciados no uso do iPhone e não se veem sem o dispositivo por perto. O estudo foi feito com 4.345 usuários de iPhone no Brasil.
O iPhone levou os usuários a ‘aposentar’ outros aparelhos. 9% dos respondentes afirmam ter deixado de usar totalmente seus computadores, e 85% os usam com menos frequência. Apenas 13% continuam usando os mesmos aparelhos que utilizavam antes de comprar o iPhone. 60% dos entrevistados deixaram de usar a câmera fotográfica, 36%, a filmadora, 34% o MP3 player, e cerca de 30%, o GPS.
As principais atividades realizadas no iPhone são: em primeiro lugar, acessar a Internet; em segundo, usar as redes sociais; e em terceiro, usar a câmera fotográfica. As ligações ficaram na quarta posição. 88% dos respondentes usam o dispositivo para pesquisar produtos e serviços, 76% o utilizam como segunda tela ao ver televisão e 64% afirmam ter realizado compras pelo celular.
Os usuários informam baixar muitos aplicativos. 25% dos respondentes têm mais de 50 apps instalados e 24% têm entre 21 e 30. No último mês, 20% das pessoas usaram de 21 a 30 aplicativos, e 34%, de 11 a 20. Entre os aplicativos mais baixados, a maioria é de redes sociais (82%), seguidos por apps de entretenimento (74%), e aplicativos para fotos e vídeos (69%).
Marcas e operadoras
As operadoras que mais possuem usuários de iPhone dentro da pesquisa são TIM (39%) e Vivo (32%). A Claro vem em seguida com 17%, e a Oi em quarto, com 12%.
Cerca de 40% dos usuários dizem trocar de aparelho com um ano de uso, e 38%, com dois anos. Para 23% dos respondentes, o iPhone foi o primeiro smartphone que compraram. Dos que já haviam comprado outra marca de smartphone antes, a maioria teve um dispositivo Samsung (32%) e Nokia (24%).