O robô de comunicação da Coca-Cola no WhatsApp para varejistas já foi usado por cerca de 150 mil parceiros ao menos uma vez para a realização de pedidos desde o seu lançamento, em setembro do ano passado. O aumento dos números aconteceu de forma exponencial. A solução começou como um projeto piloto para para que varejistas tirassem pedidos e fizessem outras solicitações, como consertos de geladeira e emissão de nota fiscal. Naquele momento, o robô estava sendo testado com 120 pontos de venda em Brasília, São Paulo e Ribeirão Preto. E, numa segunda etapa dos testes, foi habilitado para Manaus, totalizando 200 clientes. No fim do ano passado, eram 10 mil pontos de vendas aptos para usarem a plataforma de comunicação. Mas, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a Coca-Cola decidiu acelerar os testes e, atualmente, existem 350 mil estabelecimentos aptos para o uso do bot, de um total de 1 milhão de pontos de venda que compram Coca-Cola. O bot recebe 2,5 mil pedidos por dia e já movimentou mais de R$ 2 milhões em vendas.
Os dados foram divulgados pelo diretor de transformação digital da Coca-Cola, Antônio Viveiros, durante o painel virtual “Inovação móvel em grandes marcas”, no segundo dia do Tela Viva Móvel 2020, promovido por Mobile Time nesta quarta-feira, 12. O executivo explicou que a logística da empresa de bebidas sempre passou pelo contato pessoal entre vendedores e clientes e que, com a pandemia, era preciso salvaguardar a saúde dos colaboradores da empresa, mas também dos varejistas.
“Temos um milhão de clientes em todo o País e atendemos todos eles, fisicamente, uma vez por semana. Essa é a nossa fortaleza, mas que não é mais suficiente. Queríamos entregar uma experiência omnicanal ao varejista. Mas o que sabemos é que, não importa como o cliente é atendido, ele tem que ter um humano designado a ele”, explicou o diretor. Viveiros também explicou que o robô faz um trabalho complementar ao do vendedor e que ele também ganha comissão pelas vendas no WhatsApp.
O aumento do uso do bot no WhatsApp gerou outros pontos positivos. “O varejista começou a comprar mais os nossos produtos e a experimentar outros do nosso portfólio”, disse Viveiros, além de manter o contato com esses pontos de venda.
Atualmente, o robô no WhatsApp está habilitado para ser usado pelos pontos de venda no Norte, Nordeste, na cidade de São Paulo e, mais recentemente, no Rio de Janeiro. Nesses lugares, 100% dos varejistas estão habilitados para usar a solução.