Em 2017, o centro de inovação Brain foi criado pela Algar Telecom para ser uma plataforma em que organizações, universidades e startups se conectam. A iniciativa tem como foco estabelecer parcerias estratégicas que acelerem e melhorem os processos de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e cloud/edge computing para os segmentos de agronegócio, saúde, indústria 4.0, pequenas e médias empresas e smart spaces.

Em sete anos de funcionamento, o Brain foi responsável por mais de 20 lançamentos da Algar Telecom, o que gerou uma receita de R$ 723 milhões. Além disso, em 2023, mais de 200 experimentos foram realizados através do ExperimentAí, programa interno da companhia que visa aprimorar seus processos, de forma ágil e com baixo custo.

Brain além da Algar

O centro de inovação também atua fora da Algar Telecom. Nos últimos dois anos, cerca de 20 empresas foram impactadas por processos de inovação liderados pelo Brain, o que rendeu eficiência operacional e mais lucro. Além disso, cinco soluções foram desenvolvidas do zero, em torno de 50 projetos de inovação foram realizados e mais de 2 mil pessoas receberam treinamento focado para melhorar o NPS (Net Promote Score).