ChatGPT (Android, iOS), Gemini (Android) e Claude (Android, iOS): os três principais aplicativos com bots de IA generativa disponíveis nas lojas de apps se enfrentam em uma disputa (ainda) desigual. Entre janeiro e julho deste ano, o ChatGPT registrou 132,9 milhões de downloads no mundo, somando App Store e Google Play. O Gemini, por sua vez, contabilizou 16,9 milhões de instalações. E o Claude, apenas 1,3 milhão. Ou seja, o ChatGPT foi baixado quase oito vezes mais que o Gemini e 102 vezes mais que o Claude. Os dados foram obtidos por Mobile Time na plataforma da AppMagic.

O ChatGPT leva vantagem por ter sido o primeiro do gênero a surgir. Seu app foi lançado em maio de 2023. O Gemini, por sua vez, foi lançado na forma de app somente em fevereiro deste ano, apenas para Android e restrito inicialmente aos EUA. E o Claude foi o último a chegar, em maio deste ano para iOS e em julho, para Android.

ChatGPT: EUA, Índia e Brasil são os que mais baixaram

O ChatGPT acumula em toda a sua vida 250,3 milhões de downloads. Os três países que mais baixaram o app até agora são EUA (14%), Índia (13%) e Brasil (7%).

O Gemini tem 20,9 milhões de downloads acumulados desde o seu lançamento. Curiosamente, seu maior mercado até agora é o Egito, responsável por 15% das instalações, seguido por EUA (13%) e Índia (13%). O Brasil é o quarto, com 8%.

O Claude acumula 1,5 milhão de instalações. Na versão para iOS, seus principais mercados são EUA (38%), Japão (10%) e Reino Unido (5%). Em Android, são EUA (19%), Índia (7%) e Itália (5%).