Malwares presentes em aplicativos para Android continuam a se espalhar. A mais recente descoberta é o Boxer, um trojan que faz o usuário assinar um serviço de SMS premium sem saber. A novidade é que pela primeira vez um dos alvos eram consumidores brasileiros, pois um dos serviços assinados indevidamente usava um large account nacional com o número 44844. Uma rápida busca pelo Google indica consumidores brasileiros reclamando de cobranças indevidas em suas contas atribuídas a esse número.
O malware vem disfarçado de aplicativos aparentemente inofensivos, como versões gratuitas falsas de jogos famosos, como Angry Birds, Simcity e Need for Speed. A descoberta foi feita pela companhia de segurança digital ESET. Pelo menos 22 aplicativos infectados foram identificados no Google Play, loja de aplicativos do sistema Android. O Google foi alertado e já providenciou a retirada de todos.
De acordo com a ESET, o Boxer identifica o país e a operadora da linha do usuário e o faz assinar um serviço de SMS premium compatível em seu país. Além do Brasil, há relatos de celulares infectados em outros 62 países, segundo a ESET.