O Taxibeat, serviço de chamada de táxi pelo celular, não ficará mais restrito a smartphones Android e iOS. A empresa prepara o lançamento nos próximos dias de uma versão web, para ser acessada por qualquer telefone com browser. Através do site www.taxibeat.com.br, qualquer pessoa poderá se cadastrar no serviço e pedir um táxi de acordo com sua localização, além de acompanhar em um mapa o deslocamento do carro. O aviso de que o táxi chegou, que nas versões em aplicativos nativos é feita através de mensagens push abertas na tela do celular, será enviado por SMS para quem acessar pelo site.

A versão web também permitirá que o passageiro leia as avaliações dos taxistas que estão próximos antes de escolher qual chamar. Este é considerado um dos principais diferenciais positivos do Taxibeat em relação a outros aplicativos de chamada de táxi. "Nosso foco é o passageiro. Não adianta agradar o motorista se o serviço não tiver passageiros", disse Duffy Sardo, diretor da Taxibeat no Brasil.

Os motoristas cadastrados são permanentemente monitorados pela empresa. Qualquer comportamento impróprio identificado pelo sistema ou reclamado por passageiros gera um contato da companhia com o taxista para entender o que houve. Apesar do controle, os motoristas aprovam o serviço: entre 100 e 200 novos taxistas se cadastram por semana no Taxibeat no Brasil. Ao todo, são mais de 2 mil cadastrados até agora no Rio de Janeiro e em São Paulo, as duas cidades brasileiras onde opera. "Houve um taxista que nos contou que o Taxibeat lhe poupa duas horas por dia, pois ele está atingindo sua meta diária de receita mais cedo", conta Duffy. A empresa não revela quantas corridas tem registrado em média por mês, mas afirma que está na casa dos milhares e que vem dobrando a cada dois meses. Até agora houve mais de 50 mil downloads do aplicativo no Brasil, somando os sistemas Android e iOS.

Internacional

O Taxibeat nasceu em Atenas, na Grécia, dois anos atrás e está disponível também na França, na Noruega e na Romênia. A próxima expansão deve ser para a Cidade do México, uma das capitais com maior quantidade de táxis no mundo. Segundo Duffy, falta apenas encontrar a pessoa certa para gerenciar a operação mexicana. A empresa também pretende entrar em novas cidades brasileiras, mas isso será feito com cautela, analisando diversos critérios, como penetração de smartphones, proporção de táxis em relação à população e qualidade do serviço, explica Sandro Barretto, gerente marketing da Taxibeat.

 

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