A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) informou durante reunião do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) nesta quarta-feira, 13, que 2.739 cidades já foram mitigadas no processo de desligamento do sinal analógico de TV aberta e estão aptas para a entrada do 4G, na faixa dos 700 MHz. O presidente da entidade, Antônio Marteleto, também informou que 1.855 cidades foram liberadas para mitigação e 976 cidades serão liberadas até dezembro deste ano.
Marteleto fez um balanço durante o evento, que contou com a participação do presidente do Gired, Moisés Moreira, e do o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel. Segundo o presidente da EAD, foram recebidas 53.465 chamadas em sua central de atendimento, além de terem sido realizadas 4.960 visitas técnicas para verificação de interferências. Ele diz que não foi registrado nenhum caso de interferência do 4G em TV.
Durante a mitigação a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.