A Neurotech, empresa brasileira especializada no uso de inteligência artificial para análise de dados e que está em processo de aquisição pela B3, quer atrair as operadoras de telefonia celular para dentro do seu data hub. A ideia é que os dados das teles sirvam para enriquecer aplicações em outras verticais, como score de crédito no setor financeiro.
“Os dados das empresas de telecom são poderosos para confirmar a identidade e a geolocalização dos clientes. Juntando com as informações que temos para análise do perfil, isso poderia impactar o mercado de crédito”, explica Domingos Monteiro, CEO da Neurotech, em conversa com Mobile Time. “Há muitos papers mostrando como dados de consumo de telecom conseguem prever a capacidade de pagamento das pessoas”, acrescenta Rodrigo Cunha, diretor de produtos da companhia.
No data hub, a Neurotech reúne dados de diversos parceiros. Eles podem ser utilizados para alimentar diferentes algoritmos, para empresas de setores diversos, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É calculado também o impacto de cada tipo de dado em cada aplicação, para depois compartilhar a receita com a fonte de origem.
“Todo mundo já ouviu que dados são o novo petróleo, mas poucas empresas conseguiram transformar dados em números no seu balanço, faturando com esse ativo. A novidade da Neurotech com seu data hub é nossa habilidade de transformar dados em ativos monetizáveis para qualquer setor. E conseguimos precificar o dado, medindo o quanto ele gera de aumento de eficiência, resultado financeiro, e redução de inadimplência”, argumenta o CEO.
Algumas teles já estão fazendo testes com o data hub da Neurotech.
Mão dupla
Além de monetizar seus dados, as teles também podem se servir das plataformas da Neurotech, especialmente no combate à fraude, assim como para previsão de churn e para aumentar a conversão em campanhas de marketing.
“É um caminho de mão dupla. Os dados de uma tele podem ajudar clientes da Neurotech em crédito e nossos dados podem ajudar teles em sua jornada de aquisição de novos assinantes, por exemplo. Hoje, um terço dos novos assinantes de telefonia chegam por canais digitais. No pós-pago, o risco de fraude é maior que entre clientes que vão nas lojas. Com analytics você consegue mitigar o risco na aquisição de assinantes por canais digitais”, exemplifica Monteiro.
Pelo uso de suas plataformas, a Neurotech cobra por transação. Mas é flexível e, em alguns casos, aceita ser remunerada de acordo com o retorno que gera para seu cliente.