A Twilio se somou às companhias de tecnologia que demitiram parte da sua força de trabalho, em 2023. Segundo anúncio feito nesta segunda-feira, 13, 17% de todos os seus funcionários, globalmente, deixarão a plataforma de comunicação na nuvem.
Em setembro de 2022, a companhia havia cortado 11% de sua força de trabalho, o que representava 816 de todos os 8,9 mil, de acordo com dados do relatório financeiro de 30 de setembro de 2022. Com base nisso, a estimativa é que 1,4 mil pessoas sejam impactadas pela nova rodada de demissões, apesar de o número não ter sido divulgado oficialmente.
“Naquela época, buscávamos simplificar a empresa ao reestruturá-la”, disse o CEO Jeff Lawson sobre as demissões de setembro de 2022, no comunicado. “As notícias de hoje, no entanto, são mais motivadas pela necessidade de nos organizarmos de maneira diferente para o sucesso e pelas mudanças necessárias para pôr em prática essa nova estrutura. Tanto a reorganização quanto as reduções aumentam nossa capacidade de gerar lucro e crescimento, ambos necessários neste novo ambiente”, explicou.
No comunicado, Lawson afirmou que a plataforma de engajamento passará por uma reorganização interna, criando duas novas unidades de negócios, a fim de gastar menos e ter mais eficiência operacional, priorizando o lucro. A Twilio Data & Applications será liderada por Elena Donio, e Twilio Communications, por Khozema Shipchandler. Ambas unidades incluirão setores de vendas, P&D e recursos operacionais. De acordo com o CEO, a companhia se tornou grande demais, especialmente a unidade Twilio Communications. Por isso, as demissões.
“Conforme refinamos nossa estratégia nos últimos meses, ficou claro que precisamos de mudanças estruturais significativas para melhor executar nossa estratégia. Isso ocorre porque as duas partes do nosso negócio – comunicações e software – estão em diferentes estágios do ciclo de vida e têm diferentes necessidades operacionais”, escreveu Lawson. “Essas são tarefas distintamente diferentes para nossas equipes, e nossa estrutura atual está retardando nosso progresso em direção a essas duas metas, que são essenciais para nosso crescimento, nosso lucro e nossas ambições de plataforma de engajamento do cliente”, disse.