Qual é o assistente de IA mais popular no Brasil? O ChatGPT, por ser o pioneiro, é o líder e cresceu bastante de um ano para cá, mas começa a ver a sua posição ameaçada pela Meta AI, que pega carona na presença massiva do WhatsApp nos smartphones brasileiros. É o que revelam dados de pesquisa inédita realizada por Mobile Time e Opinion Box.

ChatGPT avança no Brasil

Em apenas um ano subiu de 34% para 56% a proporção de brasileiros com smartphone que já conversaram com o ChatGPT. A diferença por gênero que havia sido notada na edição anterior da pesquisa não aparece mais: a proporção é a mesma entre homens e mulheres: 56%. Mas a análise por idade aponta uma popularidade maior entre os mais jovens: 76% daqueles entre 16 e 29 anos já conversaram com o ChatGPT, ante 58% do público de 30 a 49 anos; e 36%, daqueles com 50 anos ou mais.

Também há diferença de acordo com a renda familiar mensal: 68% dos brasileiros com smartphone das classes A e B já conversaram com o ChatGPT, enquanto o percentual cai para 58% na classe C e diminui para 51% nas classes D e E.

Os dados da Meta AI

A Meta AI, uma das mais novas assistentes de IA no mercado, representa uma ameaça à liderança do ChatGPT, pelo menos no que diz respeito à proporção de brasileiros que já utilizaram essas ferramentas: 52% dos brasileiros com smartphone já conversaram com a Meta AI no WhatsApp.

A proporção é maior entre homens (56%) que entre mulheres (48%). Por faixa etária, os jovens de 16 a 29 anos lideram (69%), seguidos pelo grupo de 30 a 49 anos (50%) e com 50 anos ou mais (38%). A diferença por classe social é bem menor que a verificada no ChatGPT: classes A e B (55%), classe C (51%) e classes C e D (52%).

O alto percentual de brasileiros que já conversaram com a Meta AI no WhatsApp se explica pelo fato de a ferramenta estar disponibilizada com destaque dentro do aplicativo de mensageria, que é o mais popular do Brasil, presente em 99% dos smartphones de acordo com a mesma pesquisa.

Se no WhatsApp a Meta AI está sendo muito experimentada, o mesmo não acontece dentro do Instagram, aonde também está disponível: somente 17% dos brasileiros com smartphone a utilizaram no app de rede social. A diferença para o WhatsApp se deve à forma como a Meta AI é apresentada em cada aplicativo. Enquanto no WhatsApp a Meta AI é a primeira ferramenta que aparece, logo no alto da primeira tela, no Instagram é preciso entrar na opção de mensagens diretas para encontrá-la.

Gemini faz mais sucesso nas classes D e E

Entre os assistentes de IA medidos pela pesquisa, o Gemini foi o único a apresentar uma popularidade maior nas classes sociais de menor renda que nas demais. Enquanto 37% dos brasileiros com smartphone das classes D e E afirmam que já conversaram com o Gemini, os percentuais são de 34% na classe C e 26% nas classes A e B. A forte presença de aparelhos Android de baixo custo no Brasil pode ser a explicação para isso.

Entre homens, 38% já conversaram com o Gemini, ante 31% das mulheres. Por faixa etária, o resultado é o seguinte: 16 a 29 anos (40%); 30 a 49 anos (34%); 50 anos ou mais (27%). Na média, 34% dos brasileiros com smartphone afirmam já terem conversado com o Gemini.

Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel e assistentes de IA no Brasil, cujo relatório será publicado em breve. Foram entrevistados 2.099 brasileiros que possuem smartphone e acessam a Internet, entre os dias 15 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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