A SAP anunciou nesta quinta-feira, 13, o lançamento de uma solução para unificar e gerenciar os dados armazenados na companhia de soluções empresariais, mas também se conectra a dados de terceiros, o SAP Business Cloud. A empresa anunciou ainda uma parceria com a Databricks e melhorias na Joule, sua IA generativa.
A SAP Business Cloud é uma ferramenta que fornece base de dados para que os clientes possam tomar decisões a partir de informações mais consistentes e com o apoio de inteligência artificial. A aplicação reúne dados de outras soluções da companhia, como SAP DataSphere, o SAP Analytics Cloud e o SAP Business Warehouse, congregando recursos de engenharia de dados e funções analíticas de negócios.
SAP e a parceria com Databricks
No caso da parceria com a Databricks, ela contribuirá para o gerenciamento de dados, integrando aplicativos e plataformas de modo a funcionarem juntos. A ideia é que a nova solução incorpore de maneira nativa a tecnologia da Databricks para trabalhos de engenharia de dados, machine learning e IA.
Na prática, os dados estarão reunidos em um só local, independente do formato ou onde residem e, com as ferramentas da SAP Business Cloud, as empresas poderão analisar e criar aplicativos de IA específicos na Plataforma de Inteligência de Dados da Databricks.
A união de forças – das aplicações da SAP e a parceria com a Databricks – permitirá que as empresas gerenciem melhor os dados e extraiam mais informações com eles. De acordo com a empresa, a solução ajuda as companhias a irem além com seus dados.
O Business Data Cloud também integra dados externos em tempo real, como índice de preços ao consumidor, dados financeiros, entre outros. A ferramenta oferece aplicativos de insight, que, por meio de dados e modelos de IA conectados às informações em tempo real, possuem funções analíticas e planejamento em diferentes linhas de negócio – como recursos humanos, funções analíticas empresariais e finanças.
SAP vai aprimorar a Joule, sua IA generativa
A Joule, inteligência artificial generativa da companhia, também vai ser aperfeiçoada. Entre as novidades, terá diferentes agentes de IA especializados em finanças, serviços e vendas, entre outros setores, e serão integrados ao Business Suite.
Com o Business Cloud, Joule ganhará rapidez para a criação de workflows multifuncionais e para as tomadas de decisões com o auxílio de agentes, uma vez que terá todos os dados reunidos. A IA generativa poderá ajudar a resolver desafios empresariais em diferentes assuntos.