A empresa brasileira NVT, que ostenta em seu portfólio clientes como Natura, Volkswagen, Unimed e Toyota Brasil, anunciou nesta terça-feira, 13 de março, o lançamento do "Mobile TelePresence", um serviço de telepresença para dispositivos móveis, com o qual espera conseguir dobrar suas receitas com serviços em 2012.
O "Mobile TelePresence" é uma plataforma de telepresença para dispositivos móveis com vídeo em alta definição, compatível com os sistemas iOS, Android, Windows e, em breve, também com Linux. Segundo o CEO da Grupo NVT, Renato Batista, trata-se da primeira empresa no Brasil a oferecer esse serviço com tecnologia HD. Para isso, o Grupo NVT trouxe do exterior a tecnologia de audiovisual da multinacional Vidyo, adaptando-a a uma plataforma de serviços própria desenvolvida para atender às necessidades do usuário brasileiro.
O investimento no lançamento da plataforma como serviço foi da ordem de R$ 800 mil e foram necessários nove meses para a sua concepção, feita por três engenheiros da empresa e uma pessoa da área de negócios e marketing. A expectativa do Grupo NVT é de que, em 12 meses, o serviço conte com 300 usuários corporativos, subindo para 1000 usuários até o final de 2013.
O valor base para aquisição do serviço é de R$ 499 para o uso ilimitado ponto a ponto e chamadas multiponto, com a opção de se montar pacotes mais avançados conforme a necessidade dos clientes. Há ainda a possibilidade de interoperabilidade com sistemas de salas nos protocolos H.323 e SIP, o que significa que os usuários do "Mobile TelePresence" podem fazer chamadas de vídeos com clientes que utilizem sistemas de vídeo em salas (como aquelas da Cisco ou da Polycom, por exemplo).
O serviço pode ser adquirido de três formas. O primeiro pacote disponibilizado é o “Outsourcing on Cloud”, o qual permite uso ilimitado do serviço de telepresença móvel pela nuvem, mediante o pagamento de assinatura mensal de R$ 499. Esse é um pacote que não demanda a instalação de nenhuma infra estrutura de core na empresa contratante: o acesso é feito todo pela internet, com a infra estrutura de core ficando instalada no data center da companhia.
A segunda modalidade disponível é a “Outsourcing in Company”, em que o cliente paga um valor mensal para ter transferida a infraestrutura da tecnologia para seu ambiente corporativo. Nesse pacote, é como se a empresa fizesse uma “nuvem interna”, sendo monitorado e suportado pela equipe da empresa. Nessa modalidade, uma solução para 100 pessoas, com possibilidade de até 30 acessos simultâneos na plataforma "Mobile Telepresence" sairia por volta R$ 20 mil por mês.
O terceiro pacote é o de “Venda com Valor Agregado”, que consiste na compra efetiva da tecnologia pela empresa contratante, que passa a dispor de suporte técnico com atendimento avançado on-site. Nessa modalidade (supondo um pacote para 100 usuários e até 30 acessos simultâneos), a contratação sairia por cerca de R$ 400 mil.
Todos os pacotes dão ao usuário o acesso ao vNOC, serviço de atendimento personalizado não-terceirizado, feito por técnicos sediados na matriz da companhia, em Campinas. Há a possibilidade de o atendimento técnico ser realizado por meio da própria plataforma de vídeo "Mobile TelePresence". “Nossa proposta é oferecer tecnologia de boa qualidade, por um preço acessível, e com alto nível de suporte”, diz o CEO.
Renato Batista trabalha com a previsão de que o Grupo NVT amplie em 100% sua receita com serviços em 2012. Segundo o executivo, nesse primeiro ano de vendas, todo o dinheiro gerado com o "Mobile TelePresence" será reinvestido em pesquisa e desenvolvimento para o avanço da plataforma. Já há também negociações para a venda “embarcada” do serviço em smartphones e tablets disponibilizados no mercado.
“Esta deverá ser a próxima etapa e já estamos em conversas com os fabricantes. Mas para que isso seja disponibilizado em larga escala, com a tecnologia embarcada de fábrica, dependemos necessariamente da chegada da tecnologia 4G ao Brasil”, disse.