O TruckPad (Android) lança em abril sua carteira digital para motoristas vinculados à plataforma. Batizado de TruckPad Pay (Android), a solução permite que os condutores associados recebam os pagamentos dos fretes diretamente na e-wallet, além de utilizá-la para compra de produtos e serviços no caminho da entrega.
Em conversa por e-mail com Mobile Time, Carlos Mira, CEO e fundador da companhia, explica que a carteira será um aplicativo separado do app principal e terá pagamento via QR Code em uma rede de estabelecimentos credenciados. A expectativa é que o TruckPad Pay chegue à loja Google Play no final de março.
“O sistema está sendo lançado esta semana junto às transportadoras e aos estabelecimentos comerciais parceiros. Na primeira semana de abril, o app será oferecido aos caminhoneiros”, disse Mira.
De acordo com o empreendedor, um motorista pode usar o saldo da carteira para pagar por produtos ou serviços automotivos a princípio, além de transferir para sua conta corrente. A carga é feita por ‘ordem eletrônica de pagamento’, da transportadora para o motorista contratado por meio do TruckPad Pay. E as lojas do setor aceitarão o pagamento via QR Code.
Público-alvo
Na prática, a ideia da companhia é resolver a dificuldade de transações financeiras entre motoristas, transportadoras e comerciantes que prestam serviços a esse público. Atualmente, o meio de pagamento mais usado neste segmento é o cartão pré-pago. Isso cria atritos pois os motoristas precisam administrar várias tarjetas para receber os pagamentos e para consumir na estrada; as empresas de transporte precisam emitir e carregar com valores os cartões pré-pago para cada entregador; e os comerciantes precisam de várias maquininhas de cartão para realizar as transações.
Com o sistema em operação, o motorista pode pagar e receber diretamente no celular e não precisa mais do cartão. Por sua vez, a transportadora não precisa carregar diversos cartões e pagar todo o valor de uma vez, pois o TruckPad Pay cobra à medida que o motorista vai utilizando o saldo de sua carteira. E os comerciantes reduzem os custos com várias POS.
Mira explicou que a operação do TruckPad Pay é toda interna, sem parceiros, com a carteira sendo um um arranjo de pagamento fechado.
A concepção do TruckPad Pay coincide com a aposta da companhia em transformar-se num hub digital para os caminhoneiros. Recentemente, a empresa firmou parceria com a Michelin para montar um marketplace de ofertas de produtos e serviços aos motoristas, lançou um app de oferta de fretes e um bot de atendimento via WhatsApp.
Expectativas
Até o final de 2020, o empreendedor espera que a carteira seja aceita em 2 mil postos de rodovias e 3 mil outros estabelecimentos comerciais no Brasil, como oficinas e concessionárias. Adeririam ao sistema: as concessionárias Mercedes-Benz; a rede de serviços da Bosch; a marca ZF (freios Varga, SACHS e TRW) e as lojas de pneus Michelin.
Em até seis meses, a companhia busca um público de 50 mil motoristas e 1 mil transportadoras para o sistema de pagamento.