A AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação, criou o Botshop, um marketplace para compartilhar automações robóticas de processos (RPA, da sigla em inglês), disponíveis para usuários da sua plataforma de automação a partir de março. Sem a necessidade de um desenvolvedor, os bots facilitam processos de automação, seja para o backoffice de empresas ou interfaces de atendimento ao consumidor, como chatbots.

O Botshop nasceu com o objetivo de ser uma biblioteca de bots. O marketplace torna possível para qualquer um automatizar tarefas feitas de forma repetitiva, padronizada e rotineira. As automações são como peças reutilizáveis de robôs. Atualmente, são cerca de 40 bots disponíveis gratuitamente para os usuários da plataforma.

“Muitas vezes a conversa com o cliente é particular, mas a execução é comum. Fazíamos uma série de robôs que achávamos reutilizáveis. A conversa, o contexto que o cliente vai usar, isso é único, ele pode mudar antes e depois, mas tem muitas automações que são iguais ou muito similares”, diz Fernando Baldin, CEO da AutomationEdge Brasil.

Consultas a CNPJs, validação de IPVAs, conciliações bancárias, cadastros de funcionários em sites de benefícios, acesso de usuários, consulta de CPF, consulta regularidade do empregador no FGTS, validação do fornecedor, certidão negativa – esses são alguns dos processos que podem ser automatizados.

Clientes de diversos setores, principalmente de médio a grande porte, utilizam a plataforma da AutomationEdge, como Unimed, Caixa, Eurofarma e Azul. Praticamente todo segmento atualmente precisa de automação no backoffice, como explica Baldin. A fabricante de ônibus brasileira Marcopolo, por exemplo, utiliza mais de 200 automações.

O lançamento do Botshop vai de encontro com a estratégia da AutomationEdge, iniciada em 2021, de ofertar RPA no modelo SaaS (Software as a Service), criado para ajudar companhias a implementarem automações sem a necessidade de infraestrutura ou a compra de licenças. Nativa em nuvem, a plataforma também tem arquitetura escalável.

Os bots são gratuitos para os clientes da AutomationEdge. É necessário apenas conectá-los a entrada e saída de dados, por meio de API. O cliente pode utilizar outra plataforma de desenvolvimento e gestão de chatbots, como Take Blip, por exemplo, mas fazer as automações por meio da plataforma da AutomationgEdge. Por meio da Cognibot, plataforma de chatbots da companhia, tudo é integrado nativamente.

“O nosso negócio, no fim do dia, é ter mais clientes usando a nossa plataforma. Se ele tiver aceleradores, eu reduzo o tempo de implantação, diminuo o ciclo de negócio e com isso o cliente gera mais valor em menos tempo”, comenta Baldin.

O marketplace possui um espaço para sugestões de criação de bots, caso uma pessoa queira um automação que ainda não esteja disponível. A AutomationEdge também compra bots de clientes ou desenvolvedores, pagando R$ 250 por cada. Os únicos critérios que precisam ser seguidos é que eles devem ser reutilizáveis, relevantes e não infringir a confidencialidade do cliente.

 

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