Entrou em operação nesta quarta-feira, 13, o Mobile Time Latinoamérica (www.mobiletime.la), novo site do Mobile Time dedicado a notícias e análises sobre o ecossistema móvel na América Latina, com conteúdo produzido em espanhol pelos jornalistas Laura Suárez (Colômbia) e Fernando Paiva (Brasil).
O novo site terá uma newsletter semanal, disparada sempre às quartas-feiras. Para recebê-la, basta realizar o cadastro gratuito aqui.
Editorial: de onde veio e para onde vai o Mobile Time?
Mobile Time nasceu no Brasil em 2011 com o objetivo de noticiar a revolução móvel que se iniciava no país com a popularização dos smartphones, às vésperas da chegada do 4G.
De lá para cá, testemunhou todos os capítulos mais importantes dessa tecnologia naquele país, como a chegada do 4G; a consolidação das operadoras brasileiras; o boom do mobile banking e dos pagamentos móveis; a democratização das máquinas de POS; o surgimento de inúmeros bancos digitais e fintechs; a aparição dos primeiros unicórnios nacionais; o avanço da biometria digital; a adoção dos chatbots no atendimento ao consumidor; a quase universalização do WhatsApp; o lançamento do Pix; a criação do Open Finance; o leilão de 5G; a disrupção da inteligência artificial generativa etc.
Mais do que documentar a história da tecnologia móvel no Brasil, o jornalismo do Mobile Time ajudou a desenvolver esse mercado, ao contribuir com a difusão de informação de qualidade e aproximar pessoas e empresas que constituem o ecossistema digital brasileiro em seminários realizados ao longo do ano – como Super Bots Experience, MobiXD (antigo Tela Viva Móvel), MPN Fórum, Fórum de Operadoras Inovadoras e MobiMeeting (fusão entre MobiFinance e Mobi-ID).
Paralelamente, passou também a produzir pesquisas sobre o comportamento de uso do smartphone pelos brasileiros, em parceria com a Opinion Box. Seus relatórios viraram referência no mercado brasileiro, servindo de fonte para outros veículos de mídia, estudos acadêmicos, planos de negócios e políticas públicas.
Ao longo de todo esse tempo, produziu inúmeras matérias sobre a América Latina, mas nunca PARA seus vizinhos na região. Nosso olhar até então era o de jornalistas brasileiros escrevendo para brasileiros. Mas de uns anos para cá começamos a ser instigados por alguns de nossos parceiros a produzirmos um novo Mobile Time, mas com pautas sobre outros países latino-americanos que não o Brasil.
Foi a partir dessa demanda que decidi criar o Mobile Time Latinoamérica. Trata-se de um novo site, que terá novos jornalistas, novas matérias, mas agora com foco na inovação tecnológica em vários países-chave da América Latina… e, claro, em espanhol.
Mobile Time Latinoamérica nasce nesta quarta-feira, 13 de março de 2024, com a jornalista colombiana Laura Suarez como editora, sob a minha coordenação. Teremos matérias publicadas diariamente e agregadas em um newsletter semanal, que será disparada toda quarta-feira – inscreva-se aqui para recebê-la gratuitamente em sua caixa postal.
Esperamos que Mobile Time Latinoamérica contribua para uma integração dos negócios na região, aproximando os diferentes ecossistemas digitais aqui existentes.
Boa leitura!