A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel referente ao ano de 2024 avaliou o padrão de uso da internet pelos consumidores, indicando que a rede móvel só é mais usada que a fixa para chamada de vídeo. Em todos os demais serviços digitais avaliados, os clientes utilizam mais a rede fixa.

A pesquisa se deu a partir de uma amostra de 64.327 entrevistas de moradores de todas as regiões do país, em questionário realizado entre os meses de julho e novembro do ano passado. Os resultados foram apresentados em coletiva na Anatel nesta quinta-feira, 13.

O relatório da agência destaca que o Wi-Fi é o tipo de conexão mais utilizada, sendo 83% pela banda larga fixa, 64% via roteamento da rede móvel em plano pós-pago e 71% no pré.

Os serviços digitais mais usados pela rede móvel entre os pesquisados é a troca de mensagens de texto e o acesso a redes sociais. Veja o panorama geral abaixo:

 

Telefonia

A pesquisa não avaliou os principais usos da telefonia móvel, focando a análise detalhada na única alternativa a ela, que é a telefonia fixa. A Anatel inseriu esse recorte da pesquisa desde 2023, para entender o perfil dos usuários que ainda possuem uma linha em casa, questionando sobre como se deu o uso nos últimos seis meses.

Entre os entrevistados que possuem telefone fixo, 27% afirmam usá-lo diariamente, e 24% semanalmente. Juntos, estes dois casos representam a maioria deles. Outros 38% dizem que utilizam a linha raramente ou nunca, e 11%, mensalmente.

Ao serem questionados sobre qual o principal meio que utilizam para realizar chamada de voz quando estão em casa, apenas 16% dos entrevistados responderam que utilizam mais o telefone fixo. Destes, 74% relataram que usam mais o telefone fixo “por gostar mais” e 12%, por considerar a qualidade melhor – cenário que se manteve estável em relação ao ano anterior.

Quanto ao perfil do usuário de telefonia fixa participante da pesquisa, a média de idade foi de 54 anos e a renda familiar, de R$ 7,1 mil. Entre os entrevistados, a maioria é de mulheres, 54%.

Imagem principal: ilustração gerada com IA pelo Mobile Time. 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!