A prefeitura de Santo André prepara uma atualização para o aplicativo de mobilidade urbana que é usado na cidade, o Cittamobi (Android, iOS). Durante evento organizado pela NEC na Japan House nesta quinta-feira, 13, o prefeito Gilvan Souza afirmou que o app vai tirar os anúncios publicitários.

De acordo com Souza, a ideia de tirar os anúncios é para que os cidadãos andreenses “usem a tecnologia sem barreiras”. O mandatário afirmou que o app tem atualmente 28 mil usuários da cidade do ABCD paulista e que a mudança ocorrerá no aniversário da cidade, no próximo dia 8 de abril.

Importante dizer, o Cittamobi é um aplicativo de mobilidade usado em todo o Brasil sob tutela do Grupo Primova. Segundo dados do seu site, o app está em 340 cidades, 19 estados e em pouco mais de dez anos de existência acumula mais de 25 milhões de usuários. Seu sistema monitora mais de 70 mil ônibus.

Entre suas funcionalidades estão:

  • Previsão em tempo real e estimativa de chegada, algo que o prefeito Souza explicou que é feito por meio de GPS;
  • Melhoria de rota para o usuário;
  • Alerta de notificação para o usuário sair para pegar o ônibus na hora certa ou quando o próximo ônibus estiver chegando.

O Mobile Time testou e o app possui atualmente publicidades como banners e paralax (anúncio que preenche a tela toda). A Cittamobi e o Grupo Primova foram procurados para entender. Confirmaram a mudança no app e neste momento estão alinhando a comunicação para posteriormente compartilhar demais detalhes sobre a disponibilidade do aplicativo Cittamobi Patrocinado em Santo André.

Saúde e reconhecimento facial em Santo André

O prefeito Souza também confirmou que a cidade está testando um projeto piloto com o sistema do SAMU. Por meio do Centro de Operações Integradas de Santo André, a prefeitura vai acionar os semáforos inteligentes da cidade para ficarem verdes quando a ambulância passar. Isso é feito ao acompanhar o deslocamento da ambulância por GPS.

Outra solução que a cidade está implementando de acordo com o mandatário é o reconhecimento facial nas escolas. A ideia é que a criança passe pelo sistema e seja reconhecida ao entrar e sair da escola, de modo que pais e responsáveis saibam quando os jovens estão no ambiente escolar.

Explicou que a tecnologia também ajudará no operacional, uma vez que as merendeiras terão a quantidade correta de alunos que devem receber a alimentação e assim diminui o desperdício de comida nas escolas.

Imagem principal: Prefeito de Santo André, Gilvan Santos (reprodução: YouTube/Japan House)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!