Esta semana, os usuários brasileiros do Instagram começarão gradualmente a encontrar campanhas publicitárias entre as fotos que aparecem em seu feed de imagens no aplicativo. A novidade, que está no ar nos EUA desde o ano passado, chega agora ao Brasil, que é o segundo maior mercado do Instagram no mundo. As primeiras marcas a se comunicarem com o público brasileiro através da rede social de fotos e vídeos curtos são Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen. As fotos de campanhas são marcadas com a palavra "patrocinado". Sete agências assinam as iniciativas das 20 primeiras marcas: África, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.Biz, JWT e Wieden+Kennedy.

O Instagram tem 300 milhões de usuários no mundo, sendo 70% deles fora dos EUA. A rede social acumula mais de 30 bilhões de fotos publicadas. São 70 milhões novas imagens postadas e 2,5 bilhões de curtidas por dia.

Análise

O Instagram conseguiu o que muitos desenvolvedores de apps sonham: passar anos existindo sem gerar receita, concentrando esforços na melhora da experiência do serviço e na construção de uma base fiel de usuários. Isso só é possível quando se tem investidores de peso por trás, capazes de suportar uma operação deficitária por tanto tempo. No caso do Instagram, é o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg faz o mesmo com o WhatsApp. Há inúmeros outros exemplos no mundo dos apps tentando seguir o mesmo caminho. Nem todos, contudo, resistirão.

 

 

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