A Telefônica/Vivo planeja para maio o lançamento de uma nova plataforma para publicidade móvel, a Vivo Ads. A ideia é ter soluções voltadas para o conteúdo over-the-top (OTT), como fazem Google e Facebook, segundo informou a este noticiário o diretor da nova divisão da operadora, Lucas Amadeu. "Já tínhamos a área de publicidade mobile há dois ou três anos, mas antes era focado muito em campanhas para operadoras, com SMS e MMS. Era muito telecom", afirmou ele após apresentação no evento da Mobile Marketing Association (MMA) em São Paulo, nesta quarta-feira, 13. "A partir de maio estamos trazendo novas soluções mais alinhadas à realidade de Facebook e Google", diz. A ideia é trazer "soluções novas e de fácil aceitação para marcas que estão acostumadas em anunciar em grandes portais". Isso incluirá também iniciativas de cobrança reversa de dados, ou navegação patrocinada, como iniciativas recentes de marcas como Bradesco e Netshoes.
De acordo com Amadeu, a operadora está mudando o modelo técnico para oferecer a cobrança reversa de dados para mais marcas, ampliando a oferta para clientes e simplificando a implementação. "O Bradesco e a Netshoes precisaram depender de configuração de rede, era algo que demorava meses. A gente está com um projeto que é mais simples, tipo uma SDK ou API que você consegue implementar em menos de uma semana", revela. A Vivo Ads já negocia com mais de dez empresas, em parceria com agências integradoras como a MUV. O executivo não revela quais seriam essas empresas, mas afirma estar negociando campanhas exclusivas para o lançamento da Ads em maio. O diretor da nova unidade diz que a equipe tem cerca de 20 pessoas focadas em mobile.