83% dos usuários móveis em 10 grandes mercados tomaram medidas de proteção à sua privacidade em 2019, um aumento de sete pontos percentuais em comparação com 2018, quando a proporção havia sido de 76%. Os dados fazem parte da nova edição do estudo anual global do MEF sobre confiança do consumidor móvel, para o qual foram entrevistadas 6,5 mil pessoas nos seguintes países: Brasil, China, Espanha, Índia, África do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

As medidas pró-ativas mais populares no mundo no ano passado foram as seguintes: apagar cookies e histórico de navegação (23%); mudar a configuração de privacidade em apps e serviços (23%); usar antivírus (21%); adotar autenticação com múltiplos fatores (19%); usar um gerenciador de senhas (17%); instalar um software de bloqueio de anúncios (15%); informar nome ou email falsos em cadastro (14%); navegar em VPNs (14%); e usar email secundário para cadastro (13%).

A pesquisa também mediu algumas ações reativas em defesa da privacidade e/ou da segurança. 37% declararam ter apagado um app por questões de segurança/privacidade e 31% pararam de usar um serviço por essa razão.

 

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