Os usuários das 41 estações do MetrôRio estão fazendo mais pagamentos por aproximação. A penetração da tecnologia NFC cresceu quase 60% em um ano, segundo uma pesquisa realizada pela Visa. Em agosto de 2020, o índice de uso médio da solução da bandeira no MetrôRio era de 22%, contra 14% em agosto de 2019. A solução foi implementada em abril de 2019.
O estudo aponta também que quem fez pagamentos por aproximação pela primeira vez nas catracas do MetrôRio usou a solução com mais frequência do que aquelas pessoas que começaram a usar a tecnologia em outros tipos de estabelecimentos comerciais, transformando o metrô em uma porta de entrada para o uso do NFC. Estima-se que 42% dos consumidores que conheceram os pagamentos por aproximação por meio do MetrôRio usam a tecnologia mais de cinco vezes nos 90 dias seguintes em suas compras de rotina. Por outro lado, só 23% dos consumidores que conheceram a tecnologia fora do transporte público fizeram mais de cinco pagamentos por aproximação nos 90 dias seguintes.
O índice de recorrência dos usuários do MetrôRio é superior a 90%, de acordo com a pesquisa. Isso significa que, após o primeiro uso, nove em 10 pessoas continuam usando o pagamento por aproximação em outras viagens. Vale dizer aqui que, no início, apenas transações em crédito eram aceitas nas catracas. Meses depois, foram incluídas as opções de débito e pré-pago, popularizando o uso dos pagamentos por aproximação no local. O meio de transporte carioca também aceita cartões Mastercard com NFC e carteiras digitais com a bandeira.
De acordo com a Visa, o Rio é um exemplo do que acontece em todo o Brasil. Os pagamentos por aproximação com cartões de bandeira cresceram cinco vezes na comparação ano a ano.