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Exemplo de botão de resposta rápida no WhatsApp

A inclusão de botões para respostas rápidas dentro de conversas com bots no WhatsApp aumentam em seis vezes o nível de interação com os usuários. Este foi o impacto verificado pela Wavy, que testou a novidade com três grandes clientes antes da sua disponibilização oficial para o público pelo Whasapp. A comparação foi feita com a mesma interatividade em menus de texto, sem botões.

“Quando eu vi o número achei que estava errado. Pedi para o meu time verificar no detalhe e era isso mesmo”, relata Eduardo Henrique, CEO da Wavy, em conversa com Mobile Time. “É possível que a gente esteja diante da maior oportunidade de negócios das nossas carreiras. Acho que vai acontecer uma revolução, inclusive puxada pela crise”, avalia.

Os botões também vêm sendo usados há alguns meses nas conversas mantidas pela assistente virtual de recursos humanos da Wavy com os próprios funcionários da empresa no WhatsApp. Os resultados impressionam: 89% respondem a pesquisas enviadas no app de mensageria em menos de 10 minutos.

O executivo acredita que dentro de seis meses todos os seus 10 maiores clientes já terão adaptado os fluxos de conversas de seus bots no WhatsApp para o uso de botões. E a novidade contribui para que outras marcas acelerem projetos de entrada no WhatsApp.

“Tinha empresa que não considerava a interação amigável o suficiente, ou a conversão não estava de acordo com o esperado. Muitas ainda estavam planejando sua entrada no WhatsApp, tratavam o canal como um experimento. Por conta da crise (do novo coronavírus), isso passou a ser uma prioridade. Muitas delas vieram pedir agora para a gente montar casos de uso. E os botões são o empurrão a mais para quebrar barreiras de experimentação. A viabilização dos projetos fica mais fácil”, avalia o CEO da Wavy.

O WhatsApp disponibilizou dois tipos de botões para serem incluídos em conversas com marcas que usam o WhatsApp Business API. O primeiro é para respostas rápidas, com até três opções de resposta. E o segundo é com link para a abertura de uma página na web.

Sem os botões, usa-se um menu com as respostas numeradas, como se fosse uma URA de texto.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones nacionais. E 98% dos seus usuários abrem o app todo dia ou quase todo dia.

 

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