A Artificial Solutions está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma para a construção de bots com processamento de linguagem natural por meio de um portal na web. Batizada de jabberBrain, a solução é uma transposição simplificada da Teneo, plataforma de inteligência artificial criada pela companhia há cerca de 20 anos e adotada em projetos mais complexos por grandes bancos, montadoras de automóveis, varejistas e operadoras de telecomunicações ao redor do mundo. A Artificial Solutions é uma das pioneiras no mundo na comercialização de soluções de atendimento automatizado através de interface conversacional com inteligência artificial. Na América Latina, é representada pela Nortesud.

A jabberBrain aproveita a experiência acumulada com a Teneo na construção de um motor de processamento de linguagem natural ao longo de 20 anos para criar uma estrutura organizada em blocos de intenções, para ser capaz de identificar com precisão o que o usuário deseja. Embora a Teneo trabalhe com 30 línguas, a jabberBrain começará com apenas quatro: Português, Espanhol, Inglês e Sueco.

O lançamento está previsto para setembro. Inicialmente, haverá um acompanhamento dos clientes em seus primeiros projetos, mas a proposta é que a plataforma seja 100% “self-service” no futuro.

A ideia é atrair desenvolvedores de bots que queiram construir projetos um pouco mais complexos que a média, com processamento de linguagem natural, mas com rapidez e simplicidade, explica o fundador e CEO da Artificial Solutions, Johan Ahlund, em conversa com Mobile Time.

“Existe uma certa frustração no mercado entre companhias que querem oferecer inteligência artificial, botam 20 engenheiros para fazer alguma coisa, mas acabam obtendo resultados muito limitados”, comenta.

Para projetos ainda mais complexos, que requeiram integrações profundas com sistemas do cliente, a empresa recomenda a Teneo.

Machine Learning

Cabe ressaltar que a Artificial Solutions optou por não trabalhar com machine learning na jabberBrain. Seu fundador e CEO, Johan Ahlund, enxerga alguns problemas na aplicação dessa tecnologia em assistentes virtuais.

“Machine learning pode ser uma armadilha. É bom para muita coisa, mas para inteligência artificial conversacional, nem tanto. É verdade que machine learning soa ‘sexy’ e ‘cool’, mas é muito difícil porque você precisa de muito treinamento e é caro. Além disso, você nunca sabe no que vai dar, é complicado fazer o ‘tuning’ das soluções”, comenta.

Modelo de negócios

O modelo de negócios da jabberBrain pressupõe a cobrança de uma taxa de implementação e uma mensalidade de acordo com o volume, que pode ser medido por diversos parâmetros, como quantidade de usuários ou de conversas.

 

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