Uma análise divulgada pelo JP Morgan nesta segunda-feira, 13, estima que a Apple pode faturar US$ 1,2 bilhão com o segmento de cloud games em 2025, ante US$ 270 milhões em 2021. No documento que o Mobile Time teve acesso, o banco prevê que o serviço de assinatura de jogos Apple Arcade deve saltar de 15 milhões de usuários do último ano para 70 milhões em 2025, o equivalente 5% da base mundial de 1,4 bilhão de iPhones.
Em 2021, a base considerada pelo JP Morgan é de 1,1 bilhão de handsets.
Como principais diferenciais do Arcade, o banco considera o preço do Apple Arcade (US$ 5) mais baixo que os rivais Xbox Game Pass (US$ 15) e Google Stadia (US$ 10), e mais barato até que o Apple Music (US$ 15). Dito isso, ainda veem a oportunidade de combinar o serviço de gaming ao pacote do Apple One como forma da companhia ter mais assinantes e dar uma opção “menos custosa” para o bolso do usuário.
Citando dados da Modor Intelligence, o JP Morgan lembra ainda que o segmento de games teve uma receita total de US$ 360 bilhões em 2025. Também enxergam a oportunidade de a Apple crescer no mercado de games, que está avaliado em US$ 200 bilhões, sete vezes maior que o mercado de streaming de música, US$ 30 bilhões.
Outro fator que colabora para o desenvolvimento da Apple nos games é a expansão do seu portfólio. De 2019 até 2021, a companhia dobrou o acervo de jogos do Arcade de 100 para 200. Entre alguns dos jogos que estão no serviço de cloud gaming hoje estão NBA 2K22, Arcade Edition, Solitaire by MobilityWare+ e Warped Kart Racers.