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Peça publicitária do Itaú para estimular o uso de cartões virtuais e wallets. Foto: Itaú/divulgação

No Itaú Unibanco, o uso dos meios de pagamento digitais teve crescimento de três dígitos em um ano. O volume de transações com cartões virtuais registrou incremento de 296% até o momento em 2022, comparado com o mesmo período de 2021. Houve ainda um aumento no faturamento utilizando esta modalidade de 190%. E, em 2021, os clientes do banco geraram duas vezes mais cartões virtuais em comparação a 2020.

o valor transacionado utilizando pagamento por aproximação cresceu 375% no primeiro trimestre de 2022 no ano contra ano. O número leva em consideração as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC.

Para aumentar ainda mais esses números, o Itaú iniciou recentemente uma campanha publicitária para estimular o uso dos meios de pagamentos digitais de seus mais de 30 cartões – crédito ou débito. A ideia é indicar para seus clientes que as compras no mundo físico podem ser feitas a partir das carteiras digitais – Google Play, Apple Pay, Samsung Pay e Garmin Pay – e, para as aquisições online, a recomendação é do uso do cartão virtual, aquele cujo número pode ser criado dentro do aplicativo do banco.

A campanha está no ar, mas vai se intensificar a partir da quarta-feira, 15, e estará presente em plataformas OOH (Out of Home), como em relógios de rua, abrigo de ônibus, mas também na TV aberta, nas redes sociais e em plataformas de vídeo. A campanha vai durar até o fim do ano, mas terá uma concentração de peças nos próximos 25 dias.

Vale dizer que a campanha não vai tratar de Pix nem de WhatsApp Pay – uma vez que, até o momento, o meio é P2P.

Entre as vantagens, a segurança

“Essas modalidades (carteiras digitais e cartões virtuais) têm camadas a mais de segurança. O cartão virtual, por exemplo, desaparece em 48 horas. E nas wallets o número não fica visível. Vamos mostrar nas campanhas que o primeiro elemento de estímulo para usar esses meios é a segurança”, explica Guilhermo Bressani, diretor de marketing do Itaú, em conversa com Mobile Time.

Para Bressani, não há motivos para não usar os pagamentos digitais. “Do ponto de vista do consumidor tem a comodidade”, argumenta. E, para os negócios, o Itaú também vê vantagens. “Para nós é interessante a migração. Em média, o brasileiro tem quatro cartões. Aquele que está na wallet é o mais usado do que os outros três justamente porque ele está cadastrado na carteira digital. Existe uma propensão maior de usar”, acredita.

Outro ponto citado pelo executivo é a redução de custo para o banco e a redução de lixo plástico no meio ambiente. “Não é o grande foco nosso, mas é um efeito colateral positivo. Nosso ponto principal é facilitar a vida do cliente e trazer mais segurança para ele”, resume.

Segundo o diretor de marketing, a campanha quer pegar na mão do consumidor e apresentá-lo a tutoriais para cadastrar seus cartões nas wallets ou ensinar a fazer um cartão digital. “Levar as pessoas para peças onde elas aprendam a cadastrar seus cartões e comecem a usá-los. Não tem dificuldade. O que falta é o estalo para sair da inércia”, explica.

 

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