A Minds Digital, empresa de tecnologia de biometria de voz, evitou mais de R$ 40 milhões em fraudes bancárias desde a sua fundação, em 2017. Por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA) aplicados à voz, é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp.

A empresa diz que identifica tentativas de fraude em apenas um segundo. Para atingir esse patamar, o processo de autenticação, que antes era realizado em quatro segundos, passou por uma otimização, que se utiliza de arquitetura em microsserviços, processamento em fila e comunicação via gRPC, uma estrutura de código aberto e alto desempenho criada pelo Google. O tempo médio de atendimento foi reduzido em até 30%.

A startup oferece três opções: Minds for WhatsApp, para o aplicativo de mensageria; Minds for App, para qualquer operação do consumidor em aplicativos, do onboarding à validação de pagamento; e o Minds for Call Center, para ligações telefônicas.

Em 2022, a empresa recebeu uma rodada de investimento de R$ 2 milhões, com a participação da BR Angels e da Cedro Capital. Os recursos foram utilizados para estruturar a governança corporativa, como os setores financeiros, compliance e outros, além de fortalecer a evolução dos produtos e a força comercial.

Para 2023, a projeção da empresa é ter um crescimento de 45%, com foco na experiência do usuário (UX) e melhorias na plataforma. A Minds vai intensificar a divulgação do seu portal de testes, lançado em 2022, que mostra como IA e aprendizado de máquina são usados, na prática, para autenticação de clientes e usuários por meio da voz.

 

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