No mercado mobile, teve um investimento global com publicidade móvel de US$ 362 bilhões em 2023. Os dados globais são do relatório da Rocket Lab, adtech mexicana, que reuniu um compilado de informações a partir de uma série de estudos e pesquisas. O levantamento acredita que os dispositivos móveis continuarão a atrair mais gastos com publicidade, à medida que as pessoas passam cada vez mais tempo em aplicativos do que nunca.
No mesmo ano, cerca de 67% da população mundial utilizou algum tipo de dispositivo móvel com acesso à Internet. Já 97,6% das pessoas entre 16 e 64 anos contavam com um smartphone. Em relação ao tráfego online, 55% é móvel. Segundo o relatório, também foram contabilizados 257 bilhões de downloads.
O tempo médio que os usuários passaram em seus smartphones foi de cinco horas por dia, 6% a mais que em 2022. Sobre os gastos totais dos consumidores em dispositivos móveis, houve um aumento de 3% no ano passado, com a Coreia do Sul, o Brasil, o México e a Turquia alcançando um crescimento de 25%. O tempo gasto em dispositivos móveis cresceu 10% ano após ano.
Brasil
No Brasil, o mercado teve um faturamento de US$ 4.5 bilhões em receitas de apps em 2023. O País ocupa o 4º lugar mundial em número de downloads de aplicativos, totalizando 10,2 bilhões em 2023.
De acordo com a Rocket Lab, no ranking mundial dos países que mais gastam em dispositivos móveis, o território brasileiro é o 11º, totalizando US$ 1,73 trilhão – crescimento que representa 26,2% em relação ao ano anterior.
As categorias de aplicativos mais populares no País incluem fintech (US$ 429,3 milhões de downloads), OTTs (US$ 830 milhões), e-commerce (US$ 60,8 milhões) e alimentos e bebidas (US$ 23,4 milhões).
Em termos de receita, os aplicativos de OTTs lideraram com US$ 606 milhões, seguidos pelo comércio eletrônico com US$ 590 milhões, fintech com US$ 24,1 milhões e alimentos e bebidas com US$ 29 milhões.
2024
Em 2023, houve uma redução de 6% nos gastos com publicidade na instalação de apps que não são de jogos, totalizando US$ 82 trilhões globalmente. A queda, segundo o relatório, em grande parte influenciada pela recessão econômica, reflete principalmente na diminuição de 10% nos gastos com Android, enquanto o iOS apresentou um aumento de 2%.
Essa diferença tornou-se ainda mais evidente no último trimestre de cada ano, com os orçamentos para iOS aumentando 7%, enquanto os destinados ao Android caíram 8%. Já neste ano, a publicidade em aplicativos móveis dependerá em grande parte da adaptabilidade dos profissionais de marketing e da evolução contínua das plataformas iOS e Android.