Veículo foi lançado no último dia 6 de julho de 2022 com conectividade 4G de fábrica

Novo Hyundai HB20 (crédito: Hyundai/divulgação)

A Hyundai tem atualmente 80 mil carros com conectividade 4G como item de série no Brasil, algo que é oferecido por meio de sua tecnologia Bluelink (Android, iOS). Desses carros, 90% deles foram ativados pelos clientes e a função mais usada é a Find My Car, de busca do carro por meio do aplicativo, como informou a montadora ao Mobile Time.

A companhia recentemente expandiu sua parceria com a Vivo para levar a conectividade LTE para alguns modelos dos veículos HB20, além da nova série de SUV Creta. Sobre quais modelos, a Hyundai informou apenas que são uma “boa parte das versões do HB20” e “versões renovadas do SUV Creta” por três anos.

“Os primeiros três anos para uso do sistema Bluelink são gratuitos, contados da emissão da Nota Fiscal de venda do veículo 0 km. Assim, não haverá qualquer cobrança adicional pela Hyundai para uso do sistema Bluelink adquirido junto com o veículo. Após este prazo, solicitamos que sejam consultadas as políticas, planos disponíveis e valores aplicáveis para cada modelo no momento do vencimento dos três anos de gratuidade”, respondeu em nota.

No último dia 6, a Hyundai lançou sete novas versões da HB20. O mais barato é o Sense, que custa R$ 79 mil em São Paulo e R$ 76,7 mil no restante do Brasil.

Como funciona

Na estratégia entre operadora e montadora, o carro sai da fábrica com o chip eSIM embarcado e conectado à plataforma da Vivo. Uma vez com o carro comprado, o cliente baixa o Bluelink e pode acessar à Internet do carro pelo celular, web e painel instalado de fábrica.

Gabriel Domingos, diretor do Vivo Empresas, explicou que com chip embarcado de fábrica, a montadora consegue rastrear o carro, da fábrica até a concessionária. Toda a tecnologia, exceto o Bluelink, é da Vivo.

“Estamos com a Hyundai desde o ano passado, nos primeiros pilotos do Bluelink. Eles escolheram a Vivo como parceiro de conectividade. Mas é muito mais que a conectividade, estamos pensando no cenário de IoT. Uma vez conectado, você pode controlar o seu carro de qualquer lugar do mundo, como desligar o farol”, afirma Domingos.

Evolução para o 5G

O executivo da operadora acredita que a evolução para o 5G nos carros da Hyundai será algo natural, mas dependerá de testes.

“De um lado tem o 5G com um mundo de tecnologia, o novo. Do outro lado, o modelo de negócio, a realidade das empresas”, diz. “O fato é que hoje, no 5G, ninguém tem uma bala de prata”, conclui.

Sobre valores investidos e modelos de negócios, as duas companhias não informaram à reportagem.