O banco Santander (Android, iOS) adicionou em seu aplicativo uma solução de controle de gastos baseada em inteligência artificial. A partir desta quarta-feira, 13, os 14 milhões de correntistas pessoa física da instituição financeira terão acesso à funcionalidade sem custos adicionais.
Batizada de Inteligência Artificial do Santander, o intuito da plataforma é dar orientação ao cliente do banco para o uso consciente do seu dinheiro. Isso porque, por meio do app, o correntista recebe informação personalizada sobre os seus hábitos de consumo, além de dicas para melhorar ou facilitar a gestão do orçamento doméstico.
Para dar essas dicas, o banco mapeou do piloto da IA até o lançamento 45 trilhas financeiras que poderiam receber dicas, como orientações de serviços de assinatura. O algoritmo pode desafiar o seu usuário a responder quanto ele gasta com streaming por mês, por exemplo.
Até o final do ano, o Santander quer chegar a um total de 100 trilhas.
Para as próximas etapas, o banco mira combinar a sua Inteligência Artificial com o open finance, e oferecer assistência financeira contextualizada a partir das informações do cliente em seu app – com consentimento.