A IBM lançou comercialmente nesta semana o watsonx, plataforma para gestão corporativa de inteligência artificial generativa, mas isso não significa o fim do Watson anterior, ou Watson Assistant, que segue ativo como uma ferramenta para a construção de assistentes virtuais. Na verdade, as duas plataformas poderão conversar entre si, com o watsonx gerando conteúdo para o Watson Assistant. Aliás, a diretora de dados, IA apps e automação da IBM Brasil, Marcela Vairo, ressalta que a chegada da IA generativa não representa o fim dos outros modelos de IA.
“O watsonx é uma plataforma para criação e gestão de IA generativa. As IAs vão conversar entre si. A IA generativa não mata as anteriores. Vamos continuar tendo machine learning e deep learning. Mas com a IA generativa se torna possível criar conteúdo a partir de conteúdo. Pode ser texto, imagem, código…”, comentou Vairo, em conversa com Mobile Time.
No ambiente corporativo, a executiva da IBM prevê que a IA generativa será usada principalmente para atendimento a clientes; marketing e geração de campanhas; prevenção de risco; e prevenção de fraude.
Vairo demonstra entusiasmo com o potencial de uso do watsonx no Brasil: “o mercado brasileiro é bem inovador. Teremos muitos projetos diferentes e começaremos uma era de muita transformação das empresas”.
Dentre as ferramentas contidas na plataforma watsonx, merece destaque uma voltada à governança de dados, batizada de watsonx. governance, que estará disponível até o final do ano. Sobre ela, Vairo comenta: “80% dos CEOs tem preocupação com a ética da IA generativa. Primeiro é preciso haver explicabilidade dos modelos. Não pode ser uma caixa preta. Se a plataforma faz uma recomendação, você tem que poder descobrir a razão da resposta. Segundo ponto: é preciso evitar vieses, evitar preconceito, e monitorar isso. Também é necessário garantir a anonimização dos dados. Garantir que não estão sendo expostos, que não vão vazar. Os dados dos seus clientes ou da sua empresa são dados estratégicos. E a tecnologia tem que ser robusta o suficiente para perceber se tem algum dado outlier que pode atrapalhar o modelo na geração de conteúdo”.
Super Bots Experience
A diretora da IBM participará de um painel sobre a estratégia de big techs no mercado de chatbots durante o Super Bots Experience, evento que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo. Ela terá a companhia de Guilherme Horn, head de WhatsApp na América Latina da Meta; Marco Bravo, head de Google Cloud Brasil; e Marcondes Farias, diretor de Produto para Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.
A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br