| Publicada no Teletime | A Claro é o destaque do mercado móvel brasileiro quando o assunto é a absorção de clientes que realizaram portabilidade numérica. Em 2020, 41% dos usuários que trocaram de operadora migraram para a empresa, frente 29% da Vivo, 19% da TIM e 7% da Oi.
Compilados pela Pakt Consultoria, os dados fazem parte dos esclarecimentos adicionais enviados pelo quarteto ao Cade no âmbito da análise da venda da Oi Móvel pelas concorrentes. As informações apontam a Claro como líder em portabilidade desde 2017, quando tomou o primeiro lugar da Vivo.
Em paralelo, também foi detalhado quem recebeu clientes de quem durante o ano passado. Mais uma vez, a Claro se destacou, absorvendo 69% dos clientes que pediram para deixar a Vivo, 58% da TIM e 50% da Oi.
Líder de market share no mercado móvel, a Vivo também teve números relevantes, pegando 50% dos consumidores que solicitaram mudança da Claro, 30% da TIM e 28% da Oi.
No caso da TIM, foram conquistados 33% dos que pediram portabilidade da Claro, 21% da Oi e 19% da Vivo. Já a Oi teve números mais modestos: 14%, 9% e 8% frente Claro, Vivo e TIM, na ordem.
Competição
Os dados foram apresentados como evidência de que a Oi não teria condições de competir de forma sustentável com as rivais no mercado móvel, minimizando o impacto concorrencial de sua saída do segmento. Vale notar que no segundo trimestre a empresa liderou as adições de acessos móveis, mas registrou queda de receitas com a área.
Já a performance positiva das outras empresas foi relacionada com a capacidade de investimentos durante a mudança de ciclo tecnológico do 3G para o 4G.
“Operadoras que modernizam e substituem as tecnologias legadas rapidamente ganham vantagem competitiva frente às demais e essa dinâmica incentiva e força a rivalidade entre as operadoras. Isso porque, quanto mais veloz a substituição da tecnologia, maior será o ganho de clientes”, afirmou o parecer conjunto do quarteto.